Quem coloca Gaia?

Perguntado por: lveloso . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.1 / 5 9 votos

Um dos cientistas mais respeitados da história, Lovelock postulou a hipótese Gaia, que afirma que a Terra é uma comunidade auto-reguladora de organismos interagindo uns com os outros e seus arredores.

Na mitologia grega o mundo foi feito pelo Caos. Ele vivia num ambiente de trevas, vazio, sem nada, então resolveu criar Gaia, a Mãe Terra, Eros (o amor), Nyx (a noite), e o Tártaro (profundezas da terra). Gaia, por sua vez, criou Urano, que representava o céu.

O sistema Gaia possui inúmeros mecanismos para manter o planeta Terra em um constante equilíbrio, como por exemplo, manter a concentração de oxigênio em um nível ideal, de 21%, para que aconteçam os eventos que dependem desse gás.

O termo 'Gaia' foi sugerido pelo escritor William Golding em 1972, com base na deusa que personificava a mãe Terra na antiga mitologia grega, tendo sido aceito por Lovelock como denominação para sua teoria (LOVELOCK, 1995, 2000).

A teoria Gaia propõe que a biosfera atua como um sistema adaptativo de controle, mantendo a Terra em homeostase. Alguns autores têm proposto, nos últimos anos, que esta teoria seja incorporada ao conhecimento escolar. Ela já se encontra, inclusive, em livros didáticos de Biologia do ensino médio publicados no Brasil.

O Grupo de Arte e Inteligência Artificial (GAIA) é uma rede de pesquisadores e artistas interessados em refletir e problematizar as infraestruturas digitais contemporâneas de forma experimental e artística.

O maior poder de Gaia é o controle sobre os elementos. Ela pode causar terremotos, erupções, maremotos, tufões, o crescimento acelerado de florestas, e controle sobre todos os animais. Gaia pode usar seus sentidos para rastrear qualquer ser vivo ou objeto no planeta onde sua essência está armazenada.

Gaia seria a vida, seria tudo, a alma da terra, uma entidade que, em todos os aspectos, habita o planeta, oferecendo vida e nutrição a todos os seus filhos.

A Teoria de Gaia, também conhecida como Hipótese de Gaia, é uma tese que afirma que o planeta Terra é um ser vivo. De acordo com esta teoria, nosso planeta possui a capacidade de auto-sustentação, ou seja é capaz de gerar, manter e alterar suas condições ambientais.

Na mitologia grega, Gaia é o nome da deusa da Terra, companheira de Urano (Céu) e mãe dos Titãs (gigantes). Gaia é a personificação do planeta Terra, representada como uma mulher gigantesca e poderosa.

Entre os Titãs, era o filho mais novo de Urano, deus do Céu, e de Gaia, a Terra-mãe.

Como citado, Gaia surgiu a partir do deus Caos, que iniciou todo o ciclo de formação do Universo na mitologia grega. Porém, a deusa da Terra foi responsável pelo surgimento espontâneo de seus três filhos: Urano, Óreas e Ponto.

Um mito milenar
Hoje, a propriedade privada de Gaio não se estende aos escravos, e a sua é formalmente igual a ele. A protagonista feminina é Gaia, a terra viva, um lugar que, há alguns milhões de anos, hospeda o humano.

Na década de 70 o inglês James Lovelock elaborou a hipótese Gaia, e segundo ela, o planeta Terra se comporta como um só organismo vivo. A hipótese Gaia foi elaborada pelo cientista inglês James Lovelock no ano de 1979, e fortalecida pelos estudos da bióloga norte-americana Lynn Margulis.

A hipótese como é hoje conhecida foi desenvolvida nos anos 1960 pelo cientista britânico James Lovelock, após ele participar de uma equipe da NASA que analisou a possibilidade de existir vida em Marte.

Um planeta habitável precisa de uma atmosfera para filtrar os altos níveis de raios X e raios UV que emanam da estrela que ele orbita; O planeta dentro da zona habitável pode ser quente, mas não tem ar.