O que é bom tomar depois de beber?

Perguntado por: lcastros . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.9 / 5 9 votos

Água, muita água! Um dos efeitos do álcool no organismo é a desidratação, por isso, a ingestão de água antes, durante e depois da ingestão de bebidas alcoólicas ajuda a diminuir os impactos da bebida no nosso organismo. Estar bem hidratado é fundamental para evitar sintomas como dor de cabeça, fadiga e enjoo.

Beber bastante água é fundamental. Pois o álcool causa desidratação e água vai cuidar para fazer a reidratação do seu organismo.

Ciência contra a ressaca

  1. Evite beber de estômago vazio. Coma alguma coisa. ...
  2. Beba devagar. ...
  3. Beba muita água. ...
  4. Fique atento ao teor alcoólico da sua bebida. ...
  5. Quebre a sua dieta e faça um lanche antes de dormir. ...
  6. E o mais importante: saiba beber com responsabilidade.

A primeira delas é intercalar o consumo de álcool com líquidos naturais, como água, sucos, água de coco, além de comer, para tornar mais lento o processo de absorção do álcool pelo sistema digestivo. O uso de analgésicos, como paracetamol ou dipirona, e antieméticos, medicações contra náuseas, também pode ajudar.

O álcool é metabolizado pelo fígado a uma taxa de cerca de 0,15 g/100mL/hora, ou seja, quase um quarto de cerveja por hora, dependendo da quantidade ingerida, pode levar de 30 minutos a 3 horas para ser completamente eliminado do organismo.

Rica em vitamina C, a laranja é necessária para o melhor funcionamento do fígado, ajudando o órgão a quebrar as moléculas do álcool. As tangerinas também ajudam nessa questão. A hidratação é necessária, e o melão e a melancia são cheios de água. Com algumas fatias você já vai se sentir melhor.

Durma bem. Café forte e puro ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, o que facilita a circulação do sangue e acelera a eliminação das toxinas do álcool.

Cerca de 10% do álcool ingerido é excretado pelos rins enquanto apenas 1% é eliminado pela evaporação, ou seja, pela respiração, o suor e as lágrimas. O resto se elimina graças ao metabolismo do fígado. Um fígado que funciona adequadamente é capaz de metabolizar cerca de 10 ml de álcool por hora.

O álcool exige do nosso corpo um tempo para fazer a metabolização (que ocorre no fígado) e o doce ou o café não irão interferir nesse processo. A cafeína pode deixar a pessoa um pouco mais “ligada” e o açúcar oferece mais caloria, já que quem bebe, normalmente, acaba não comendo nada.

Nesse sentido, a ideia de tomar Engov antes e depois de beber é ineficaz na prevenção da ressaca.

Engov é um comprimido. Para um melhor resultado, você deve tomar um comprimido antes de começar a beber e outro depois. Algumas pessoas dizem que ele não funciona quando você tem uma ressaca muito pesada, mas com certeza ajuda a aliviar sintomas como náusea e dor de cabeça.

iomazenil

Parece um pouco estraga prazer, mas o objetivo é nobre: ajudar na cura do alcoolismo. A mágica está numa substância chamada iomazenil. Pesquisadores da Escola de Medicina de Yale acreditam que ela consiga […]

Os chás também são excelentes desintoxicantes. O chá de hibisco é rico em vitamina C e auxilia na eliminação de toxinas do corpo. Já o chá verde atua na aceleração do metabolismo. Chás de boldo e de carqueja diminuem as toxinas, auxiliam na digestão e minimizam a sensação de mal-estar.

O álcool pode ser detectado por testes de sangue, urina, saliva, respiração e até cabelo! No sangue ele pode ser detectado em até 12 horas depois do consumo; na urina de 12 a 24 horas e, se o consumo for elevado, por mais de 72 horas; na saliva em até 12h e no cabelo por até 90 dias.

Mas, em média, exames de sangue podem detectar o álcool na corrente sanguínea por até 6 horas. Em bafômetros e testes de saliva, a detecção pode durar entre 12 e 24 horas. Na urina, esse período aumenta entre 12 e 72 horas. Já em folículos capilares, o teste pode detectar até 90 dias após o consumo do álcool.

Estimula a irritação da mucosa estomacal, causando a gastrite, aumento da pressão arterial, problemas cardiovasculares, hepatite, cirrose, distúrbios do sistema nervoso e danos a órgãos como fígado, coração e pâncreas. Por isso, é necessário tomar cuidado ao beber.