Quem beijou a testa de Jesus?

Perguntado por: eevangelista . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 12 votos

Judas Iscariotes

Judas Iscariotes é citado nos Evangelhos como o discípulo que identificou Jesus às autoridades romanas com um beijo na testa, acusando-o de ser o rei dos judeus, o Messias que incitava o povo e ameaçava o governo romano.

Na arte cristã, é chamado O beijo de Judas um episódio da paixão de Cristo onde Judas se juntou a Cristo no Jardim das Oliveiras, local onde o Mestre havia passado a noite em oração e o beijou, revelando sua identidade aos soldados do Sinédrio para prendê-lo.

E, com a mão direita, pegou na barba de Amasa, para beijá-lo. Quem fere por amor demonstra lealdade, mas falsos são os beijos do inimigo! Então, assim que chegou, dirigiu-se imediatamente para Jesus e o saudou: “Rabbi!”. E o beijou. …

Então Jesus molhou um pedaço de pão e deu-o a Judas, filho de Simão Iscariotes. 27Depois do pedaço de pão, Satanás entrou em Judas. Então Jesus lhe disse: “O que tens a fazer, executa-o depressa”.

Judas

Jesus ainda estava falando, quando chegou uma multidão. Judas, um dos doze discípulos, que era quem guiava aquela gente, chegou perto de Jesus para beijá-lo. Mas Jesus disse: — Judas, é com um beijo que você trai o Filho do Homem?

Eis os três beijos, que Jesus recebeu: o beijo da pureza; o beijo do arrependimento; o beijo da traição.

Os escritos do Novo Testamento referentes a João, o Amado, apresentam-no como professor e modelo para nosso próprio discipulado. Depois de Pedro, João é talvez o mais conhecido dos Doze Apóstolos originais de Jesus.

Pedro fez parte dos discípulos mais íntimos de Jesus, tendo se dedicado a Jesus com zelo extremado, marcado por atitudes impulsivas, como quando usou a espada para defender seu mestre.

Se as versões do Evangelho segundo Mateus e do Evangelho segundo Marcos estabelecem a traição de Judas à possível ganância do discípulo – que teria traído o seu mestre, recebendo por isso a quantia de trinta moedas de prata, o Evangelho segundo Lucas e o Evangelho segundo João atribuem a traição a uma influência ...

Jesus foi preso no Monte das Oliveiras, levado aos sacerdotes e depois entregue ao governador romano Pôncio Pilatos e a Herodes filho. Depois de açoitado lhe puseram uma coroa de espinho e Jesus foi entregue para a crucificação. Judas, ao ver Jesus condenado, se arrepende e se enforca no galho de uma figueira.

Quando encontraram o corpo de Judas (depois de ter se enforcado), este estava descalço, e a lenda conta que muitos tentaram encontrar as botas para ficar com o dinheiro, mas sem sucesso. Por esse motivo, "onde Judas perdeu as botas" serve para descrever um lugar difícil de encontrar, um terreno longínquo.

Os apóstolos estavam escondidos, meio que entrincheirados, então, Judas tinha de chegar para mostrar: 'Olha, Jesus está aqui', porque ele poderia estar em qualquer lugar ou estar escondido. Foi um beijo para mostrar a localização de Jesus, o que muita gente não sabe".

Beijo na testa é um beijo que significa respeito e afeto pela outra pessoa. O beijo na testa não necessariamente é realizado entre casais, mas também pode ser entre pais e filhos, amigos, familiares, etc.