Que tipos de pólipos existem?

Perguntado por: omuniz . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 18 votos

Confira os tipos de pólipos:

  • Pólipos adenomatosos: podem se transformar e​m câncer;
  • Pólipos hiperplásicos e pólipos inflamatórios: tipo com maior incidência, mas com baixo risco cancerígeno;
  • Pólipos serrilhados sésseis e adenomas serrilhados convencionais: apresentam maior risco de câncer colorretal.

Os pólipos vilosos e túbulo-vilosos são os que têm mais risco de malignização. Mas há outros fatores que também nos ajudam a estimar o risco de câncer: Pólipos maiores que 1 cm são mais perigosos. Já pólipos com menos de 0,5 cm possuem baixo potencial de transformação maligna.

Pólipos adenomatosos (Adenomas). São pólipos que podem se transformar em câncer. Por isso, os adenomas são considerados uma condição pré-cancerígena. Os 3 tipos de adenomas são tubulares, vilosos e tubulovilosos.

A única forma de saber se o paciente tem ou não pólipos no intestino é por meio da realização de uma colonoscopia, exame que possibilita enxergar o interior do órgão. Com o endoscópio, é possível remover esse crescimento assim que é identificado, exceto quando o pólipo é grande demais, tornando a remoção arriscada.

As lesões pré-malignas do cólon se apresentam como saliências que se formam no revestimento interno (mucosa) do intestino grosso. Elas podem assumir um aspecto de pólipo (pequena protuberância parecendo um cogumelo), ou serem discretamente elevadas, ou mesmo planas.

Os sintomas de pólipo colorretal não costumam aparecer a menos que a estrutura tenha mais de 1 ou 2 centímetros ou seja canceroso. O sintoma mais comum é o sangramento retal – que pode, inclusive, ser invisível a olho nu e detectável apenas durante o exame de fezes.

O pólipo pode levar de cinco a 10 anos para tornar-se um tumor maligno. Neste caso, o médico precisa verificar o histórico do paciente e estabelecer quando será necessário fazer outro exame”, esclarece o médico.

Os pólipos podem ser únicos ou múltiplos. Podem ser classificados em pediculados, sésseis ou planos. Quanto ao tamanho, os pólipos são ditos grandes quando tem mais de 20 mm, pequenos quando medem até 10 mm e dimimutos, com até 5 mm.

O aparecimento dos pólipo aumenta com a idade.
Quanto mais velho o indivíduo, maior o número de divisões celulares que ele teve e maior exposição a fatores que possam induzir mutações celulares. Consequentemente, aumentam-se as chances de adquirir alterações nas células que causem seu crescimento desordenado.

Sintomas dos pólipos uterinos
A dor pode ser comparada com a de uma cólica menstrual comum e o nível de dor tende a ser maior de acordo com o tamanho e localização dos pólipos. Outros sintomas são sangramentos após relações sexuais, corrimento com mau odor edificuldade para engravidar.