Que tipo de ultrassom para ver os rins?

Perguntado por: iribeiro . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 14 votos

O ultrassom das vias urinárias, também conhecido como ultrassonografia do aparelho urinário, é um exame de imagem não invasivo utilizado na avaliação dos órgãos dessa região do corpo, como os rins, os ureteres, a uretra, a bexiga e a próstata, no caso dos homens.

Mariana Pigozzi, podemos listar alguns exames de triagem, são os que seguem abaixo.

  • Dosagem de ureia;
  • Dosagem de creatinina;
  • Exame de urina (EAS) ou urina simples;
  • Perda de proteína na urina;
  • Exames de imagem renal (USG e tomografia).

Durante o exame, uma máquina de ultrassom envia ondas sonoras para a área do rim e as imagens são gravadas em um computador. As imagens em preto e branco mostram a estrutura interna dos rins e órgãos relacionados.

As clínicas particulares cobram em média de R$ 80 a R$ 120, dependendo da região do país. Os procedimentos que utilizam tecnologias mais recentes, como o tridimensional (3D) ou o Doppler, podem ser mais caros devido ao alto nível de detalhe que podem fornecer.

Cólica renal. Infecção urinária (ardor para urinar ou dor lombar associada a febre, urina com mal cheiro ou turva, dificuldade para urinar ou sentir vontade de urinar muitas vezes ao dia) Sangue na urina. Fraqueza ou palidez cutânea não explicada por outras causas.

A pielonefrite aguda é uma infecção dos rins. Esta doença é muitas vezes causada por bactérias que sobem da bexiga para os rins. A pielonefrite afeta com mais frequência mulheres do que os homens. Os sintomas comuns costumam ser dor nas costas ou na barriga, febre, náuseas e vómitos.

A infecção renal é um caso potencialmente grave, já que estamos falando de infecção de um órgão vital. É um quadro que pode ter gravidade semelhante a uma pneumonia. Se não for tratada a tempo e corretamente, a pielonefrite pode levar à sepse e falência de múltiplos órgãos.

Resumindo, o exame de creatinina é usado como marcador de insuficiência renal, quanto maior seu valor, pior está o funcionamento dos rins.

Como diagnosticar pedra nos rins? Os cálculos renais podem ser diagnosticados por exames de imagem, como raio-X de abdômen, ultrassonografia, tomografia computadorizada ou pela urografia excretora, um exame mais específico que possibilita o estudo radiológico dos rins, vias urinárias e bexiga.

Para que serve o exame
O ultrassom abdominal permite identificar doenças como aneurisma na artéria da aorta, pancreatite e alterações no fígado, pedras na vesícula biliar ou nos rins, dano no baço e uma série de outras condições e ferimentos que podem afetar os órgãos dessa região do corpo.

Quando ela vem dos rins, a localização é mais específica e parte da região abaixo da caixa torácica, seja em um ou ambos os lados da coluna, em uma área próxima à virilha e no fundo das costas. Já a dor muscular pode ser bem mais abrangente, principalmente na lombar ou em locais que sofreram lesões recentes.

Ou seja, fica claro que o médico especialista pela atuação desta área focada ao tratamento das doenças renais e o trato de doenças relacionadas ao sistema urinário, chama-se médico nefrologista.

Conheça algumas delas: pedra nos rins: obstrui o ureter, tubo que leva a urina até a bexiga, e o incômodo pode se estender para a barriga e o órgão genital; infecções renais: causadas por micro-organismos, uma das manifestações é o cheiro forte na urina; cisto: a dor é justificada pela compressão do órgão.

A cor normal da urina é amarela clara”, afirma. Ainda segundo Ângela Santos, “apresentar urina com cor rosada ou avermelhada, com presença frequente de espuma ou turva pode indicar problemas renais e urinários, do mesmo modo que a urina transparente.

A poliúria é uma condição que faz os rins produzirem uma quantidade de urina maior que a habitual, fazendo com que o indivíduo precise ir ao banheiro várias vezes por dia, eliminando quantidades excessivas de xixi.