Que tipo de infecção causa febre?

Perguntado por: ialves6 . Última atualização: 13 de julho de 2023
4.6 / 5 5 votos

Assim como em adultos mais jovens, a causa é comumente uma infecção respiratória ou do trato urinário. Infecções da pele e do tecido mole são também causas comuns em idosos. As pessoas idosas são mais propensas a ter manifestações graves de infecções virais respiratórias, como gripe.

A febre é um sinal de alerta e pode indicar, por exemplo, uma infecção. Para identificar se um indivíduo está com febre, deve-se utilizar o termômetro e seguir adequadamente as recomendações do fabricante, estando atento, por exemplo, ao tempo necessário para que a medição esteja concluída.

As infecções bacterianas costumam provocar febre alta, acima de 38°C, e sintomas que tendem a piorar com o tempo. Além disso, as doenças causadas por bactérias costumam causar mais dor em um local específico do corpo.

A febre pode aparecer nos dois tipos de infecção, mas com características diferentes em cada uma. Na bacteriana, elas geralmente são mais altas e pioram após alguns dias, enquanto na viral, elas melhoram depois desse mesmo período.

O aumento da temperatura é uma reação do corpo a infecções e outras doenças e quando apresentamos febre isso significa que algo não está bem com o nosso corpo.

Se a febre estiver acima dos 39,4°C; Se o quadro de febre persistir por mais de 48 horas; Se a febre vier acompanhada de sintomas como forte dor de cabeça, inchaço na garganta, confusão mental, fraqueza muscular, frequência cardíaca rápida ou pressão sanguínea baixa.

De modo geral, os infectologistas estabelecem os seguintes limites para caracterizar a febre em adultos e crianças acima de 1 ano: Normal: entre 36,0º C e 37,0 º C. Estado febril: entre 37,3º C e 37,8º C. Febre: acima 37,8º C.

Os sintomas típicos de uma infecção bacteriana incluem:

  1. Febre;
  2. Tosse e espirro;
  3. Dor no corpo;
  4. Cansaço;
  5. Náusea e vômito;
  6. Edema local.

Vários exames podem detectar infecção, como hemograma, exame de urina, cultura de urina ou sangue, marcadores inflamatórios como o PCR e VHS, pesquisa de vírus e bactérias no sangue, dosagem de anticorpos, etc.

Uma das primeiras medidas para esses casos é a hidratação. Se após 30 minutos, a febre persistir, pode-se dar um antitérmico (paracetamol ou dipirona) e observar. “O importante é observar se há outros indícios preocupantes.

A maioria das infecções virais é ligeira, dura 3 a 5 dias e o tratamento é geralmente sintomático, acompanhado de repouso em casa.

Com a evolução do quadro clínico, outros sintomas começar a surgir, como:

  • Diminuição da quantidade de urina;
  • Queda da pressão arterial;
  • Desorientação ou confusão mental;
  • Vômitos;
  • Fraqueza extrema e sonolência;
  • Diminuição da função do coração;
  • Queda na contagem de plaquetas;
  • Diminuição da função dos rins.

Entre os sintomas das doenças infecciosas, podemos citar febre, dor de cabeça, dor no corpo, dores abdominais, diarreia, náusea, vômito, cansaço, mal-estar, dor ao urinar, corrimento nasal, entre tantos outros.