Que tipo de fezes é normal?
Elas são alongadas e lisas, lembrando o formato de uma salsicha ou de uma cobra. É um formato normal para quem defeca uma vez por dia. Em geral, têm diâmetro de 1 a 2 cm, e a evacuação ocorre sem esforço. Considerada como fezes ideais, mostra um intestino saudável e uma dieta e hidratação adequadas.
Qual tipo de fezes é preocupante
Alterações no formato, cor e cheiro das fezes podem indicar diversas doenças, principalmente se acompanhadas de sangue. Fezes alongadas e finas, podem ser sinal que algo está bloqueando o intestino, impedindo-as de ocupar todo o órgão. Tumores, como por exemplo o câncer colorretal, podem causar essas alterações.
Quando devo me preocupar com as fezes
Sinais de alerta. As alterações na cor e consistência das fezes não devem ser menosprezadas, sobretudo quando acompanhadas de outros sintomas como a perda de peso ou dores abdominais. O odor também pode indiciar a presença de tumores, sangue ou gordura.
Qual é o tipo de fezes mais saudável
Um cocô saudável é marrom graças à estercobilina, um pigmento escuro formado na digestão da bile – fluido produzido pelo fígado que facilita a ação das enzimas que digerem as gorduras. Sua textura deve ser sólida, mas não de forma exagerada, com uma forma ligeiramente alongada.
Quando as fezes não é normal
Como vimos nas indicações da Escala de Bristol, as alterações nas fezes podem indicar trânsito digestivo lento ou desregulado. Ou seja, constipação e diarreia. Alguns fatores podem influenciar essas condições, como: Alimentação desequilibrada e intolerâncias alimentares.
Qual a cor das fezes de quem tem problema no fígado
As fezes amarelas e as restantes cores – possíveis causas
Estas podem sinalizar um problema com o fígado ou vesícula biliar, pelo que, se tiver fezes de cor clara persistentemente, deve consultar um médico. No caso dos bebés em período de amamentação, é comum apresentarem fezes de cor amarela.
Como saber se as fezes está saudável
A consistência e textura das suas fezes está correta
O ideal é que ele tenha um formato “salsicha” e não seja nem muito duro ou muito mole, além de sair sem esforço. Se ele estiver dentro deste padrão, pode ser um sinal de que seu intestino está ótimo.
Porque algumas fezes boiam e outras não
Quando o cocô afunda, quer dizer que o peso dele é mais denso do que a água. Já a excreção que flutua, menos densa do que a água, pode estar cheia de gordura, podendo indicar uma doença grave. As fezes ainda podem boiar pelo excesso de gás, presente em alimentos com fibras.
Como é o sangue nas fezes de quem tem câncer no intestino
Fezes vermelhas e escuras, por sua vez, indicam que o sangramento tem origem mais acima no organismo. Pode ser, por exemplo, devido a colite ulcerativa, Doença de Crohn, ou câncer de cólon.
Como desconfiar de câncer no intestino
Quais os principais sinais de alerta?
- Sangue nas fezes.
- Mudança do hábito intestinal.
- Dor ou desconforto abdominal.
- Alteração na forma das fezes (fezes no formato de fita, achatadas, muito finas e compridas ou em pequenos pedaços)
- Fraqueza e anemia.
- Perda de peso sem causa aparente.
- Massa (tumoração) abdominal.
Qual o tipo de fezes que pode está com câncer de intestino
Fezes finas e longas podem ser sinais da doença. Esse sintoma é mais comum em casos já avançados e acontece porque o câncer pode bloquear a passagem das fezes no intestino e, assim, alterar o seu formato. Além disso, um dos sintomas mais comuns é sangue nas fezes, também conhecida como hematoquezia.
Quando se preocupar com fezes finas
Fezes finas e longas
Esse sintoma depende da localização do tumor e do seu tamanho, sendo mais comum em casos já avançados. O câncer pode bloquear a passagem das fezes no intestino e, assim, alterar o seu formato, tornando-as mais comprimidas, alongadas e finas.
Quando as fezes boiam o que significa
As causas mais comuns para este sintoma são excesso de gases e má-absorção intestinal dos alimentos. Em relação aos gases, os alimentos que mais causam sua formação são aqueles com muito açúcar, lactose, amido ou fibras (como o feijão, couve, repolho, maçã), refrigerantes e doces dietéticos.