Que tipo de exame detecta um AVC?

Perguntado por: lrocha . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.7 / 5 20 votos

O diagnóstico do AVC é feito por meio de exames de imagem, que permitem identificar a área do cérebro afetada e o tipo do derrame cerebral. Tomografia computadorizada de crânio é o método de imagem mais utilizado para a avaliação inicial do AVC isquêmico agudo, demonstrando sinais precoces de isquemia.

Grande parte dos exames a serem realizados após a ocorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico ou hemorrágico já são realizados durante o atendimento do evento agudo no serviço de emergência, tais como: TC de crânio; RNM cranioencefálica; glicemia; eletrólitos séricos; ureia sérica e creatinina; enzimas ...

Quais são os principais sintomas?

  1. Perda súbita da força, formigamento e/ou dormência em um dos lados do corpo.
  2. Dificuldade repentina de falar ou compreender o que se fala.
  3. Perda visual, particularmente quando afeta um lado só
  4. Tontura ou desequilíbrio súbitos.
  5. Dor de cabeça intensa.

Uma das formas de identificar um AVC é fazer o teste SAMU:

  1. Sorriso. (peça para a pessoa sorrir. ...
  2. Abraço. (veja se a pessoa consegue elevar os dois braços como se fosse abraçar ou se um membro não se move)
  3. Música. (veja se a pessoa repete o pedacinho de uma música ou se enrola as palavras)
  4. Urgente.

AVC silencioso pode causar demência vascular ao longo do tempo. Boca torta, fraqueza ou dormência em um dos lados do corpo e dificuldade para falar estão entre os principais sintomas do Acidente Vascular Cerebral (AVC) e acendem um alerta de que é preciso buscar ajuda médica o mais rápido possível.

Atualmente, quando se suspeita de AVC ou AIT agudo, a TAC CE deve ser dos primeiros exames a ser realizados, sendo que os equipamentos mais modernos permitem o reconhecimento dos efeitos precoces da isquémia nas primeiras três a seis horas.

Fernando Topanotti Tarabay (CRM/SC-22270 - RQE 18727). De acordo com o especialista, geralmente os sintomas do “AVC Silencioso” são inespecíficos, como queixas de memória, alguma dificuldade leve de mobilizar ou sentir membros e alterações de linguagem.

Níveis de pressão elevados acabam lesionando os vasos sanguíneos do cérebro, ocasionando o AVC. Mesmo que uma pessoa tenha uma pressão pouco elevada, com níveis como 13 ou 14 de máxima, é preciso logo consultar um médico, para começar o tratamento adequado.

A paralisia facial periférica, também conhecida por paralisia de Bell, é uma doença causada pela inflamação do nervo facial responsável por controlar a contração da musculatura do rosto. Isso faz que o nervo pare de funcionar parcial ou completamente.

“Diferente do que muitos pensam, na maioria dos casos, o AVC isquêmico não provoca dores na cabeça. Seus principais sintomas estão relacionados com dificuldades motoras repentinas, perda de sensibilidade, paralisia de um lado do corpo e dificuldades para falar.