Que tipo de dores a diabete causa?

Perguntado por: abarbosa . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 9 votos

A diabetes pode causar dores no corpo e fadiga de várias maneiras, incluindo neuropatia diabética, inflamação, problemas de sono e desidratação. O tratamento desses sintomas depende da causa subjacente, mas pode incluir controle do açúcar no sangue, medicamentos para dor, exercícios e hidratação adequada.

Uma das consequências mais relevantes e potencialmente graves do paciente diabético está relacionada com sensações de dormência, formigamentos ou, mesmo, dores agudas pelo corpo. Isso ocorre porque a doença reduz o fluxo sanguíneo, principalmente para as extremidades, podendo danificar vasos e nervos.

São exemplos de sintomas: fadiga, mudanças de humor, alterações no peso, fome e sede constantes, sinais muito relacionados a quadros de estafa e ansiedade.

Este é o caso do diabetes. Quem tem a doença pode apresentar sensibilidade nos pés e pernas. Mas principalmente um grande risco de lesões nos tecidos destas regiões. Quando não existe um cuidado, as lesões podem se expandir e o risco de amputação do membro se torna mais alto.

Há um aumento da quantidade de glicose no sangue, mas a quantidade dentro das células é reduzida e por isso a fome e a fraqueza são aumentadas. O excesso de açúcar lesiona os vasos, nervos e os rins e por isso comer mais açúcar não deve ser tentado”, explica o cardiologista Andrei Sposito.

Quais são os sinais e sintomas da diabetes?

  • Sede anormal e boca seca.
  • Urinar frequentemente.
  • Urinar na cama.
  • Perda de energia e fadiga extrema.
  • Fome constante.
  • Perda de peso repentina.
  • Visão desfocada.

Diferentemente da diabete tipo 2, que está mais relacionada ao estilo de vida da pessoa ou à obesidade, sendo possível evitá-la por meio de alimentação saudável e prática de exercícios, o tipo 1, apesar de ser menos comum – com cerca de 10% dos diagnósticos -, é considerado mais grave.

maçã

A maçã contém uma fibra chamada pectina, conhecida por auxiliar no controle da glicemia ao retardar a absorção de glicose. Além disso, esse componente diminui a absorção do colesterol ruim, prolonga a sensação de saciedade e contribui para o bom funcionamento do intestino, principalmente quando consumida com a casca.

As tonturas podem ser rotatórias típicas, mas não é raro encontrar queixas de instabilidade, flutuação ou sensação de desfalecimento.

Ela é caracterizada por manchas indolores e escuras, de coloração entre o vermelho e o marrom, que aparecem na região abaixo do joelho, principalmente, mas podem surgir também nos cotovelos, tronco e abdômen.

Pessoas com diabetes podem tomar antitérmicos, antigripais e analgésicos, se necessários, a não ser que tenham problemas de alergia ou reações a esses medicamentos.

De acordo com o Instituto de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais, do Reino Unido, há três sinais importantes a serem observados nos pés de pessoas diabéticas: vermelhidão, calor e inchaço.