Como é a urina de uma pessoa diabética?

Perguntado por: ipinheiro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 10 votos

Nos quadros de diabetes descontrolada, isso também pode ocorrer. É a cor ideal da urina, entre o amarelo-claro e o amarelo dourado. Essa tonalidade, ainda considerada normal, indica diminuição da água no organismo. Além da desidratação em níveis mais altos, pode ser indício de problema no fígado.

O aumento da glicose no sangue é uma das causas desse sinal. Urinar várias vezes ao dia e/ou à noite, ter alguém na família com o problema, estar acima do peso e ter vida sedentária já são indícios para se pesquisar o diabetes.

A glicosúria renal não tem qualquer sintoma nem consequências graves. O médico faz o diagnóstico quando um exame de sangue de rotina detecta glicose na urina, apesar dos níveis de glicose no sangue estarem normais. Não necessita de tratamento.

Quais os sintomas do diabetes?

  • Fome frequente;
  • Sede constante;
  • Vontade de urinar diversas vezes ao dia;
  • Perda de peso;
  • Fraqueza;
  • Fadiga;
  • Mudanças de humor;
  • Náusea e vômito.

Urina transparente
Além disso, a urina pode ficar transparente em quadros de diabete descontrolada, o que também faz com que a pessoa precise ir ao banheiro com mais frequência.

Ter sede em excesso pode ser um indicativo de diabetes. Isso acontece porque, com o aumento de açúcar no sangue, a pessoa passa a urinar mais, o que gera desidratação e, consequentemente, sede. Pessoas com diabetes costumam sentir que estão urinando mais - levantam mais à noite para ir ao banheiro, por exemplo.

O excesso de glicose no sangue causa uma espécie de inchaço do cristalino, a lente dos olhos, mudando sua forma e flexibilidade. A alteração diminui a capacidade de foco, o que torna a visão embaçada. A visão costuma ficar turva quando a glicemia está muito elevada, voltando ao normal após o controle da doença.

Necessidade de urinar com frequência
Ir ao banheiro várias vezes ao dia e/ou à noite, estar acima do peso e ter vida sedentária são indícios para investigar a presença da diabetes, de acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

O maior problema do pré-diabetes é que se trata de uma condição de saúde silenciosa. Isso significa que há sintomas imperceptíveis ou mesmo a ausência total de sintomas. Alguns pacientes podem notar o escurecimento da pele na região das axilas, virilha, pescoço e outras dobras.

Dor de cabeça, sensação de sono, fome, alterações de humor, são sintomas iniciais de glicose baixa. Com a redução dos níveis de glicose para faixas abaixo de 60mg/dL, os sintomas se agravam e podem causar desmaios, convulsões, coma e até a morte.

As tonturas podem ser rotatórias típicas, mas não é raro encontrar queixas de instabilidade, flutuação ou sensação de desfalecimento.

No caso de a urina apresentar tons amarronzados, a coloração pode indicar desidratação severa e disfunção renal. Pode estar relacionada ao uso de medicação, alimentos ou ser indício de infecção bacteriana. Essa coloração indica presença da bile, relacionada à lesão no fígado, como inflamação e hepatite.

Ela é caracterizada por manchas indolores e escuras, de coloração entre o vermelho e o marrom, que aparecem na região abaixo do joelho, principalmente, mas podem surgir também nos cotovelos, tronco e abdômen.

Quais são os sinais e sintomas da diabetes?

  • Sede anormal e boca seca.
  • Urinar frequentemente.
  • Urinar na cama.
  • Perda de energia e fadiga extrema.
  • Fome constante.
  • Perda de peso repentina.
  • Visão desfocada.

Confira 5 dicas de como baixar a glicose naturalmente.

  1. COMA VEGETAIS SEM AMIDO. Todos os vegetais proporcionam excelente nutrição com muito poucas calorias. ...
  2. CONSUMA ALIMENTOS RICO EM FIBRAS. ...
  3. REGULE O HORÁRIO DAS REFEIÇÕES. ...
  4. TENHA LANCHES DE EMERGÊNCIA À MÃO. ...
  5. PRATIQUE EXERCÍCIOS.

A diabetes é normalmente causada pela produção deficiente ou não produção de insulina pelo organismo, ou porque este não a consegue utilizar devidamente. A isto se chama resistência à insulina. Em casos raros, a diabetes pode ser causada por uma doença do pâncreas chamada pancreatite.