Que letras representam uma função?

Perguntado por: iescobar5 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.2 / 5 14 votos

A representação algébrica de uma função é uma fórmula matemática que relaciona cada elemento de um conjunto a outro. Essa representação é dada pelo símbolo “f(x)” ou pela letra “y” com uma expressão algébrica na sequência.

Uma função é uma regra que relaciona cada elemento de um conjunto a um único elemento de outro. O primeiro conjunto é chamado de domínio, e o segundo, contradomínio da função. A função determina uma relação entre os elementos de dois conjuntos.

A é o Domínio de f, representado por D(f). B é o Contradomínio, cuja notação é CD(f). Todos os elementos de B, que estão associados pela função f, pertencem ao conjunto denominado Imagem, representado por Im(f).

Em uma função f: A → B o conjunto A é chamado de domínio (D) e o conjunto B recebe o nome de contradomínio (CD).

Toda função pode ser representada graficamente, e a função do 1º grau é formada por uma reta. Essa reta pode ser crescente ou decrescente, dependendo do sinal de a.

Funções e Gráficos
Seja um sistema de referência Cartesiano e uma curva ou representação gráfica de uma função y = f(x), isto é, que o valor em y é uma função da variável x, se essa representação gráfica não é cortada em mais de um ponto por uma reta paralela ao eixo Oy.

Uma função f é dada por f(x) = ax + b, em que a e b são números reais.

Imagem Im é um subconjunto do contradomínio, formado pelos elementos y que saem da função e chegam ao contradomínio, podendo possuir o mesmo número de elementos, ou um número menor. Desta forma o conjunto imagem de uma função f, está contido no contradomínio.

Função é uma regra que relaciona cada elemento de um conjunto (representado pela variável x) a um único elemento de outro conjunto (representado pela variável y). Para cada valor de x, podemos determinar um valor de y, dizemos então que “y está em função de x”.

A função afim, também chamada de função do 1º grau, é uma função f : ℝ→ℝ, definida como f(x) = ax + b, sendo a e b números reais.

Na linguagem matemática, significa que “f: A --> B” (lê-se f de A em B). Na expressão que denota a função (f: A --> B), f é o nome da função, A é chamado de domínio e B é denominado de contradomínio.

f( x ) = f ( - x ). Portanto , numa função par, elementos simétricos possuem a mesma imagem. Uma conseqüência desse fato é que os gráficos cartesiano das funções pares, são curvas simétricas em relação ao eixo dos y ou eixo das ordenadas. O símbolo " , lê-se “qualquer que seja”.