O que é ser uma pessoa adaptável?

Perguntado por: anogueira . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 3 votos

A pessoa que tem a capacidade de adaptar-se às novas situações, buscando interagir de forma adequada às diferentes exigências das mudanças em curso, dizemos que tem adaptabilidade a seu ambiente.

Adaptabilidade é a capacidade de se adequar às diversas situações e imprevistos que surgem na vida pessoal e profissional. É uma das competências relacionadas à inteligência emocional. Mesmo sem perceber, trabalhamos essa habilidade desde a infância.

Adaptabilidade é a capacidade que um indivíduo tem de se adaptar, de acordo com as necessidades, situações e circunstâncias. Trata-se da aptidão de viver em condições diferentes daquelas as quais está naturalmente acostumado.

Como desenvolver habilidades de adaptação

  1. Melhore as suas habilidades de resolução de problemas. A resolução de problemas nos ajuda a resolver questões específicas à medida que surgem. ...
  2. Aprenda a aceitar a mudança. ...
  3. Mantenha uma mente aberta. ...
  4. Deixe o seu ego de fora. ...
  5. Pratique a atenção plena. ...
  6. Saia da zona de conforto.

“Adaptabilidade é a nossa capacidade de abraçar o novo, abandonando velhos paradigmas e assumir o protagonismo das mudanças que contribuam para um futuro relevante.” A inteligência adaptativa consiste não só em enfrentar as mudanças, mas também aproveitá-las para avançar com sucesso!

Flexibilidade: “jogo de cintura” para lidar com diferentes situações. Curiosidade: busca e interesse por novidades. Coragem: capacidade que permite a superação do medo e enfrentamento das mudanças. Resiliência: habilidade para superar crises e dificuldades, sem perder os valores e a essência.

O que é adaptabilidade? Explicando de forma bem simples, a adaptabilidade nada mais é do que a capacidade de o ser humano se adaptar às transformações em sua vida, tanto no aspecto pessoal como profissional. É ela que nos garante a habilidade de evolução para que possamos sobreviver às mais diversas circunstâncias.

Martin da University of New South Wales, que identificou três componentes de adaptabilidade:

  • Ajustar suas ideias e pensamento em resposta à mudança.
  • Gerenciando respostas emocionais positivas e negativas para mudanças.
  • Alterando seu comportamento em resposta a mudanças.

Transtorno de adaptação ou stress emocional pode ser definido como um estado de desequilíbrio do funcionamento psíquico e orgânico que ocorre quando o organismo necessita utilizar seus recursos psicobiológicos para lidar com eventos que exijam uma ação defensiva.

1 acomodação, ajuste, acomodamento, adequação, ajustamento, amoldagem, amoldamento, apropriação, justura, moldagem.

Adaptáveis vem do verbo adaptar. O mesmo que: adequáveis, ajustáveis, apropriáveis, conciliáveis, harmonizáveis, encaixáveis, enquadráveis.

verbo pronominal Acomodar-se a determinada coisa ou pessoa; conformar-se: adaptar-se às circunstâncias. Tornar-se harmônico, adequado; harmonizar-se: adaptar-se ao ambiente de trabalho. Etimologia (origem da palavra adaptar). Do latim adaptare.

Resiliência é a capacidade de superar adversidades, praticada por grupos ou pessoas. A adaptabilidade é a superação de mudanças ocorridas no ambiente de negócios para tornar-se mais competitivo ou evitar o seu desaparecimento. Como se pode perceber, no mundo corporativo, adaptabilidade é o conceito mais usado.

No entanto, esse processo de adaptação costuma levar três meses, aproximadamente. É claro que se adaptar a um novo cenário representa deixar a zona de conforto e, quanto mais distante a sua função atual for daquilo que se atuava anteriormente, mais desafiadoras ficam as coisas.

Adaptabilidade e flexibilidade são habilidades-chave exigidas no presente para atuar em um mercado altamente dinâmico e marcado por incertezas. Adaptabilidade significa estar aberto a novas ideias e conceitos. Flexibilidade é a capacidade de manter-se motivado para atuar de maneira assertiva diante do inesperado.