Que exames devo fazer para saber se tenho reumatismo ou artrite?

Perguntado por: lsalazar . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.3 / 5 6 votos

Os exames comumente mais utilizados são VHS (velocidade de hemossedimentação), PCR (proteína C reativa), ASLO (antiestreptolisina O), FR (fator reumatóide), FAN (veja aqui - fator antinuclear), ANCA (anticorpos anticitoplasma de neutrófilo).

Os mais utilizados são a velocidade de hemossedimentação (VHS) e a dosagem da proteína C reativa (PCR), realizados em amostras de sangue. Cerca de 80% dos pacientes com artrite reumatoide têm uma proteína circulando no sangue chamada de fator reumatoide.

Exames laboratoriais também devem ser solicitados, mas nem sempre são o suficiente para determinar a patologia. A artrite reumatoide pode ser confundida com outras doenças reumáticas. Por isso, a ressonância magnética é a principal aliada para o seu diagnóstico.

A Artrite Reumatoide é uma doença facilmente confundida com outras enfermidades, ainda nos seus primeiros estágios. Isso ocorre, pois ainda não há exames que confirmam o seu aparecimento. O diagnóstico é realizado baseado na história clínica, exame físico e exames laboratoriais e de imagem.

Os principais sintomas são: dores nas articulações, principalmente por mais de seis semanas; vermelhidão, calor e inchaço nas articulações; dificuldade de movimentos e rigidez ao acordar; dores ao esticar os braços sobre a cabeça e dores ao elevar os ombros até tocar o pescoço.

Os sintomas mais comuns são dor, inchaço, calor e vermelhidão; as articulações mais comumente atingidas são as das mãos, pés, punhos, cotovelos, joelhos e tornozelos.

Sintomas da Artrite Reumatoide
Os principais sintomas são dores e inchaço nas juntas, rigidez nas articulações, dificuldade de movimentação dos dedos ou dos membros, redução do apetite e perda de peso, febre baixa e fadiga.

Considerando a alta frequência em que as doenças reumatológicas acometem os ossos, o raio-x é visto como um exame de grande importância para o diagnóstico de patologias nessa área. Isso porque, os ossos, por serem opacos, podem ser visualizados com clareza no raio-x.

Fator Reumatóide - R$17,00 - Labi Exames.

A dor geralmente vem acompanhada de inchaço e piora muito durante o repouso e podem melhorar com a movimetação. Em alguns casos, podem aparecer aftas na boca, febre, aumento de ínguas e perda de força nas pernas. As juntas podem ficar rígidas ao acordar.

Principais fatores de risco para as doenças reumáticas

  • 1) Sedentarismo. O sedentarismo é prejudicial para a saúde como um todo. ...
  • 2) Obesidade. A Dra. ...
  • 3) Alimentação. Uma alimentação inadequada, rica em gorduras e alimentos inflamatórios contribui para o agravamento do quadro de inflamação. ...
  • 4) Álcool. ...
  • 5) Tabagismo.

A palavra REUMATISMO serve para designar inúmeras enfermidades, sendo as mais conhecidas a artrite reumatoide e a artrose. Tradicionalmente, reumatismo é considerado uma doença das articulações, músculos, ligamentos e tendões, de caráter não traumático, que acomete pessoas mais velhas.

Fadiga, dor muscular generalizada crônica e sono não reparador são os mais comuns, fazendo com que a doença seja facilmente confundida com distúrbios psíquicos. Tais distúrbios também podem surgir, afetando a memória e favorecendo episódios de ansiedade e depressão.

Algumas formas conhecidas de reumatismo são: artrose, artrite reumatoide, lúpus, gota, osteoporose, tendinite, bursite e fibromialgia.

Artrite Reumatoide: sintomas, sinais e tratamento

  1. Dor, inchaço e aumento da temperatura nas articulações.
  2. Rigidez matinal, que pode durar horas.
  3. Caroços firmes de tecido sob a pele em seus braços (nódulos reumatoides)
  4. Fadiga, febre e perda de peso.

A artrite reumatoide é uma artrite inflamatória em que as articulações, geralmente incluindo as das mãos e pés, ficam inflamadas, resultando em inchaço, dor e, geralmente, destruição das articulações. O sistema imunológico.