Que consequências teve as Cruzadas?

Perguntado por: ljesus . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.1 / 5 10 votos

As principais consequências das cruzadas foram: o reestabelecimento do comércio entre o ocidente e o oriente; fortalecimento da burguesia; fortalecimento da vida urbana. Foram quase 200 anos de guerras entre cristãos e muçulmanos. Porém, o objetivo de reconquistar a Terra Santa não foi bem sucedido.

Consequências das Cruzadas
As cruzadas conseguiram restabelecer as relações europeias com o norte da África e a Ásia. Foram responsáveis pela reabertura do Mediterrâneo ao comércio internacional e pelo desenvolvimento do comércio ocidental.

As Cruzadas aprofundaram a rivalidade entre cristãos e islâmicos. Porém, do ponto de vista econômico, as expedições possibilitaram o fortalecimento do comércio e o transporte de especiarias para o mercado europeu. Além disso, as Cruzadas retomaram as relações entre Ocidente e Oriente.

Esse movimento teve como consequência a reaproximação do Ocidente e do Oriente, a retomada do comércio, a reabertura das rotas comerciais, além da troca de cultura entre diversos povos da África e Oriente Médio com a Europa.

As Cruzadas contribuíram para abalar a relação entre cristãos e muçulmanos e resultou no aumento da intolerância religiosa entre as partes. Uma consequência disso foi a tomada de Constantinopla pelos turco-otomanos em 1453, que foi o resultado do contra-ataque do Islã ao Cristianismo.

A Cruzada Popular
Foi um fracasso, muitos morreram ainda no caminho por fome e doenças de guerra. Essa Cruzada dos Mendigos aconteceu enquanto os nobres, alto clero da Igreja e Reis, arquitetavam as melhores formas de iniciar os conflitos e vencer seus principais oponentes no momento, que eram os muçulmanos.

A Primeira Cruzada terminou com vitória dos Cristãos, que conseguiram restabelecer domínio em Jerusalém e recuperar para os bizantinos importantes cidades. Ao todo, foram promovidas oito Cruzadas oficiais entre 1095 e 1291.

1095 – 1291

As Cruzadas foram expedições militares organizadas pela Igreja Católica no período entre os séculos XI e XIII no Oriente Médio. Elas tinham como principal missão conquistar a Terra Santa, com o objetivo de tomar Palestina e Jerusalém, e foi iniciada após o domínio dos turcos seljúcidas.

Dessa forma, mesmo não sendo uma solução duradoura para os problemas europeus, as Cruzadas foram importantes para a criação de um fluxo comercial que permitiu a introdução de várias mercadorias orientais no cotidiano da Europa.

Os saques promovidos no Oriente permitiram que uma expressiva quantidade de moedas adentrasse a economia feudal. Com isso, os comerciantes tiveram condições para criar companhias de comércio que transitavam entre o Ocidente e o Oriente.