Por que a Igreja Católica matava?

Perguntado por: lcosta . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 19 votos

A Inquisição foi um período longo de perseguição a quem contrariasse os dogmas e costumes da Igreja Católica. Ela foi usada para eliminar opositores e conseguir vantagens para o Alto Clero e a nobreza. Deixou milhares de vítimas, entre homens e mulheres, sendo um período de opressão e terror.

Em seu auge, nos séculos 16 e 17, estima-se que a Inquisição matou até 100 mil pessoas, entre mulheres, homens e crianças. As mulheres eram o principal alvo quando a perseguição era a possíveis adeptos à bruxaria. Os motivos são diversos e contestáveis.

A Inquisição foi um movimento político-religioso que ocorreu entre os séculos XII ao XVIII na Europa e nas Américas. O objetivo era buscar o arrependimento daqueles considerados hereges pela Igreja e condenar as teorias contrárias aos dogmas do cristianismo.

Uma pesquisa apresentada ontem pelo Vaticano concluiu que a Inquisição matou e torturou muito menos gente do que se imagina. O papa João Paulo 2º elogiou o trabalho, lembrando que, em 2000, a Igreja Católica pediu perdão pelos "erros cometidos a serviço da verdade por meios não-evangélicos".

A Igreja Católica era um obstáculo às práticas comerciais burguesas, pois era contra a cobrança da usura, ou seja, dos juros.

Eram queimadas na fogueira todas as culpadas de bruxaria pelos líderes da Inquisição.

Papa Gregório IX

A inquisição na Idade Média foi criada como um tribunal para julgar os crimes de heresia, recorrentes no século XIII. A instituição denominada de Inqusitio haereticae pravitatis, mais conhecida como Inquisição, foi criada pelo Papa Gregório IX, em 1233, por meio da bula Licet ad capiendos.

O Tribunal da Santa Inquisição atuou no sentido de investigar, julgar e condenar as pessoas acusadas de heresia. Caso houvesse condenação, o acusado era entregue para as autoridades seculares, que aplicavam a punição estabelecida aos culpados: morte na fogueira.

Em 1427, o papa Martinho 5º ordenou que os ossos de John Wycliffe fossem exumados de seu túmulo, queimados e jogados em um rio.

A Inquisição, muitas vezes associada ao período medieval e ao contexto europeu, foi presente também no Brasil Colonial e, embora sem um Tribunal do Santo Ofício próprio, existia um forte controle da Igreja Católica no que se refere às chamadas heresias.

A Inquisição, também chamada de Santo Ofício, foi um tribunal formado pela Igreja Católica para condenar e punir as pessoas que tinham desvios nas normas de conduta, os hereges.

A Inquisição foi uma instituição criada dentro da hierarquia da Igreja Católica destinada a julgar católicos que atentassem contra a fé. O objetivo eram manter a fidelidade estrita a doutrina católica.

A Inquisição foi criada pela Igreja Católica, durante a Idade Média (476-1453) — especificamente na Baixa Idade Média (séculos XI e XV) — e Idade Modena (1453-1789).