Quais foram as principais mudanças das Cruzadas?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.9 / 5 12 votos

As cruzadas conseguiram restabelecer as relações europeias com o norte da África e a Ásia. Foram responsáveis pela reabertura do Mediterrâneo ao comércio internacional e pelo desenvolvimento do comércio ocidental.

Uma das principais consequências das Cruzadas foi a retomada do comércio entre os europeus e os orientais.

As principais consequências das cruzadas foram: o reestabelecimento do comércio entre o ocidente e o oriente; fortalecimento da burguesia; fortalecimento da vida urbana. Foram quase 200 anos de guerras entre cristãos e muçulmanos. Porém, o objetivo de reconquistar a Terra Santa não foi bem sucedido.

As cruzadas foram guerras violentas, causaram muitas mortes e, considerando seu objetivo principal, foram um fracasso. As Cruzadas, também chamadas de Guerra Santa, receberam esse nome porque os cruzados utilizavam uma cruz - símbolo do cristianismo - estampada em suas vestimentas durante as batalhas.

O crescimento populacional na Europa, o processo de marginalização nos feudos, a divisão do poder religioso da Igreja Romana e a expansão territorial dos turcos seriam os principais fatores explicativos para tal evento.

As Cruzadas tiveram consequências de grande importância para a história mundial. Reabriram a navegação do Mediterrâneo aos europeus e dinamizaram as relações comerciais entre o Ocidente e o Oriente.

As cruzadas possibilitaram a abertura do comércio no Mar Mediterrâneo, o que contribuiu para o desenvolvimento das cidades italianas. Além disso, possibilitou a chegada de mercadorias de luxo vindas do mercado oriental e fomentou senhores feudais a utilizarem seus excedentes agrícolas como moeda de troca.

O que conseguiram foi um acordo de liberdade para os cristãos morarem ou irem visitar os locais sagrados onde Cristo viveu. Mas a Palestina era dos muçulmanos. Como resultado das cruzadas, o comércio da Europa renasceu, cidades italianas como Gênova e Veneza se enriqueceram com o comércio.

O movimento provocado pelas Cruzadas trouxe o crescimento das rotas comerciais entre o oriente e o Ocidente, pelo mar Mediterrâneo, assim como das rotas localizadas no interior da própria Europa. A intensa atividade comercial, por sua vez, favoreceu o desenvolvimento das cidades.

A Primeira Cruzada terminou com vitória dos Cristãos, que conseguiram restabelecer domínio em Jerusalém e recuperar para os bizantinos importantes cidades. Ao todo, foram promovidas oito Cruzadas oficiais entre 1095 e 1291.

A Cruzada Popular
Foi um fracasso, muitos morreram ainda no caminho por fome e doenças de guerra. Essa Cruzada dos Mendigos aconteceu enquanto os nobres, alto clero da Igreja e Reis, arquitetavam as melhores formas de iniciar os conflitos e vencer seus principais oponentes no momento, que eram os muçulmanos.

As Cruzadas contribuíram para abalar a relação entre cristãos e muçulmanos e resultou no aumento da intolerância religiosa entre as partes. Uma consequência disso foi a tomada de Constantinopla pelos turco-otomanos em 1453, que foi o resultado do contra-ataque do Islã ao Cristianismo.