Qual foi a importância das Cruzadas para o fim do feudalismo?

Perguntado por: ucrespo . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 19 votos

As cruzadas mobilizaram as populações européias rumo à conquista de regiões orientais. A estabilidade vivida na Europa do século XI proporcionou grandes mudanças no mundo feudal.

Resposta: As Cruzadas tiveram um papel fundamental na desestruturação do feudalismo europeu, a partir do século XII, e no surgimento do capitalismo. Isso ocorreu, pois os cavaleiros cruzados reabriram o Mar Mediterrâneo ao comércio internacional.

As Cruzadas foram expedições com fins religiosos, militares e econômicos, que ocorreram entre os séculos XI e XIII, empreendidas pelos cristãos contra os muçulmanos. Seu objetivo oficial era “libertar” Jerusalém, a Terra Santa, então sob domínio turco.

As Cruzadas tiveram consequências de grande importância para a história mundial. Reabriram a navegação do Mediterrâneo aos europeus e dinamizaram as relações comerciais entre o Ocidente e o Oriente.

As Cruzadas foram guerras incentivadas pela Igreja Católica, que aconteceram na Europa Ocidental. Tinham como alvo principal retomar a Palestina e Jerusalém, tirando as cidades do domínio muçulmano. Foram nove Cruzadas oficiais, que aconteceram entre os séculos XI e XIII, período da Idade Média, na Europa.

Apesar de tais limitações, as Cruzadas tiveram papel fundamental para que a civilização europeia trilhasse novos rumos. Os saques promovidos no Oriente permitiram que uma expressiva quantidade de moedas adentrasse a economia feudal.

Consequências das Cruzadas
Do ponto de vista religioso as cruzadas fracassaram, do ponto de vista econômico elas tiveram um papel importante no desenvolvimento comercial, com o fim da dominação árabe no Mar Mediterrâneo. As cruzadas conseguiram restabelecer as relações europeias com o norte da África e a Ásia.

As principais consequências das cruzadas foram: o reestabelecimento do comércio entre o ocidente e o oriente; fortalecimento da burguesia; fortalecimento da vida urbana. Foram quase 200 anos de guerras entre cristãos e muçulmanos. Porém, o objetivo de reconquistar a Terra Santa não foi bem sucedido.

Apesar da motivação declarada de reconquistar jerusalém, as Cruzadas também tiveram outras motivações, como conquistas territoriais, busca por riquezas e novas rotas comerciais. Balduíno I de Jerusalém, um dos líderes da Primeira Cruzada.

Quarta Cruzada

A Quarta Cruzada é uma das mais importantes cruzadas da Idade Média. Incentivada pelo Papa Inocêncio III, a quarta cruzada foi responsável pela tomada da cidade de Constantinopla, antiga capital do Império Romano do Oriente.

A estabilidade vivida na Europa do século XI proporcionou grandes mudanças no mundo feudal. O fim das invasões bárbaras incrementou a população no interior dos feudos e possibilitou o acúmulo de excedentes a serem comercializados nas feiras locais.

O Papa Urbano II convocou os cristãos europeus a integrar os exércitos do movimento cruzadista. As Cruzadas marcam um importante movimento onde vários contingentes militares saíram da Europa Feudal rumo às terras localizadas no mundo oriental.

Quem obteve benefícios com as Cruzadas foram principalmente os comerciantes, que tiveram condições para criar companhias de comércio que se faziam presentes entre o Ocidente e Oriente. Isso só foi possível por conta dos saques no Oriente, que fizeram com que as moedas fizessem parte da economia feudal.