Qual o rei mais famoso das Cruzadas?

Perguntado por: enogueira . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.9 / 5 6 votos

Ricardo Coração de Leão

Ricardo primeiro mais conhecido como Ricardo Coração de Leão foi um dos Reis mais famosos de toda história sua. coragem capacidade militar e personalidade magnética fizeram de Ricardo primeiro uma figura quase lendária chegando.

Ricardo

Ricardo Coração de Leão, por Matthew Paris. Ricardo tornou-se então rei da Inglaterra, duque da Normandia e conde de Anjou, sucedendo ao pai que detestava, sendo coroado em 3 de setembro, na Abadia de Westminster. Livre para perseguir os seus próprios interesses, Ricardo não permaneceu muito tempo na Inglaterra.

Ficou conhecido como Ricardo Coração de Leão, graças à sua bravura nas lutas durante a Terceira Cruzada.

Ganhou o nome de Cruzada dos Reis, pois contou com a participação de três importantes reis da época: Filipe Augusto (França), Ricardo Coração de Leão (Inglaterra) e Frederico I, o Barba-Ruiva (Sacro Império).

O rei Ricardo morreu sem deixar descendentes e foi sucedido pelo seu irmão João Sem Terra.

O monarca inglês morreu em batalha e pode ser considerado o último a ter falecido de tal maneira. Aos 32 anos, sendo apenas dois destes de governo na Inglaterra, ele foi morto na batalha de Bosworth, no dia 22 de agosto de 1485. Aquele foi também o último conflito da Guerra das Rosas, que selou o destino da dinastia.

O rei medieval ficou conhecido como Coração de Leão por ser um corajoso líder militar.

Aethelstan

Aethelstan foi coroado rei dos anglo-saxões em 925 d.C., e o consenso acadêmico o posiciona como o primeiro rei verdadeiro da Inglaterra.

  • Henrique VIII de Inglaterra
  • Margarida Tudor
  • Artur, Príncipe de Gales
  • Maria Tudor, Rainha de França
  • Isabel Tudor
  • Katherine Tudor
  • Abadia de Fontevraud, Fontevraud-l'Abbaye, França
  • Catedral de Ruão, Rouen, França
  • Château de Châlus-Chabrol, Châlus, França

A Primeira Cruzada terminou com vitória dos Cristãos, que conseguiram restabelecer domínio em Jerusalém e recuperar para os bizantinos importantes cidades. Ao todo, foram promovidas oito Cruzadas oficiais entre 1095 e 1291.

Pedro, o eremita, deu início a Cruzada popular. Ele liderou milhares de homens, mulheres e até crianças, com destino a Jerusalém.