Que chá é bom para lavar os olhos?

Perguntado por: aibrahim . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.5 / 5 8 votos

camomila

Tradicionalmente, o chá de camomila é utilizado como compressa ou banho ocular para aliviar a irritação, vermelhidão e inchaço nos olhos, assim como para tratar conjuntivite e outras inflamações oculares.

O soro fisiológico é um dos remédios caseiros mais eficazes para infecções oculares. Isso porque ele se assemelha às lágrimas, que é a forma mais natural do olho se manter limpo.

Lave os olhos com água
Encha as mãos com água limpa e aproxime seu rosto mergulhando o olho. Quando estiver com o olho submerso, tente abri-lo dentro d'água. Caso a irritação no olho seja ocasionada por uma poeira ou outro elemento estranho para o seu olho, esse procedimento irá ajudar a eliminar a causa da irritação.

Água com açúcar, água de rosas, chás diversos não devem ser usados dos olhos. Não use água boricada ou soro fisiológico para lavar os olhos. Prefira água corrente ou colírios lubrificantes.

Evite a utilização de água boricada e remédios caseiros, como chá de rosas ou camomila, pois estes podem facilmente irritar a região ocular.

Para realizar a higiene ocular, o ideal é usar água fria e algum sabonete ou adstringente neutros, que pode ser um xampu neutro de bebê, por exemplo, na região externa dos olhos. Lenços umedecidos e géis, ambos específicos para a limpeza dos olhos, também são indicados para fazer essa higienização.

Dê preferência para água filtrada ou mineral
Além disso, é preciso que essa lavagem interna seja feita com bastante cuidado… Coloque um pouco de água no canto do olho (com a ponta dos dedos) e deixe que ela entre devagar nos olhos. Dependendo do caso, o melhor é procurar um médico oftalmologista.

Tratamento. Embora a conjuntivite bacteriana possa sarar sem tratamento, em geral se prescreve colírio antibiótico para tratar e prevenir a propagação da infecção. Pode ser útil usar colírios não medicamentosos para suavizar uma sensação de aspereza e dor no olho.

SIM! A compressa de água gelada ajuda a aliviar os sintomas de fadiga ocular, como cansaço nos olhos, visão turva, aumento da sensibilidade à luz e vermelhidão, entre outros.

A resposta é não. O soro fisiológico embora possa ser um grande aliado em alguns momentos - para limpar feridas, lavar as narinas, tratar a desidratação - ele não é recomendável para ser aplicado nos olhos e nem nas lentes de contato. Em sua composição carrega muito sódio e pode irritar ainda mais os olhos.

Modo de preparo
Verter a água fervente nas flores de camomila e deixar repousar por cerca de 10 minutos. Deixar arrefecer e de seguida embeber compressas nesse chá e aplicar nos olhos cerca de 3 vezes ao dia.

O ácido carnósico, um componente do alecrim (Rosmarinus officinalis), tem efeitos benéficos sobre os olhos que poderão levá-lo a ser usado para tratar condições sérias, como a degeneração macular relacionada à idade.

Indicações: É indicada para nevralgias, afecções dos rins, bexiga e do fígado, reumatismo, gota, afecções cardíacas de natureza nervosa, vermicida, estimulante, emenagogo, inflamação nos olhos, sarna, piolho, repelente, antiespasmódico, carminativo, sudorífico, analgésico.

Lavar os olhos com shampoo infantil, pois ajudam a limpar a região, removendo ciscos, sem causar irritação e nem piora dos sintomas; Aplicar compressa de água morna/fria sobre os olhos fechados, o que ajuda a aliviar o incômodo, irritação, sensação de queimação e vermelhidão.