Quantos morreram de overdose no Brasil?

Perguntado por: itavares . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.2 / 5 20 votos

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de doenças dos EUA (CDC), somente em 2021, ano mais recente do monitoramento, foram aproximadamente 106 mil mortes por overdose no geral no país, um recorde.

A contagem preliminar de 109.680 mortes por overdose foi apenas um pouco maior do que a de 2021, quando cerca de 109.179 pessoas morreram, segundo dados divulgados pela entidade.

Os transtornos mentais e comportamentais relacionados ao uso de álcool e outras drogas são responsáveis por mais de 11 mil mortes anuais no Brasil, segundo dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde.

Frequentemente contém fentanil, opioide sintético 50 vezes mais potente que a heroína e principal causa de morte de 110.000 pessoas por overdose no país em 2022.

Uma pessoa não morre por overdose, a overdose pode levar a morte por causa do que acontece com o corpo, no entanto, mesmo quando a morte não acontece e a pessoa é salva de alguma forma, poderá ficar com sequelas irreversíveis.

Constatamos que de 2006 até 2010, ano que possui ainda dados preliminares*, faleceram em nosso País 40.692 pessoas pelo uso destas substâncias lícitas e ilícitas, a grande maioria dos óbitos foram causadas pelo uso do álcool (34.573, 84,9% do total), em segundo lugar pelo Fumo (4.625, 11,3%), em terceiro por uso de ...

A overdose é causada pelo consumo excessivo de substâncias químicas. Essas substâncias podem ser, por exemplo: drogas estimulantes (como o LSD, a metanfetamina, o crack e a cocaína); drogas depressoras (como o álcool, os solventes, a heroína, a morfina e o ópio).

álcool

Paulo Uchôa afirmou que a constatação de que o álcool é a droga mais consumida no País é uma situação grave, pois já está comprovado que o consumo de bebidas alcoólicas é o principal responsável por crimes de violência doméstica e dos acidentes de trânsito.

As drogas mais comumente usadas pelos jovens são álcool, tabaco e maconha. Recentemente, mais jovens começaram a fumar tabaco e maconha. Ainda há muito que não sabemos sobre os perigos da vaporização. Algumas pessoas adoeceram inesperadamente ou morreram após a vaporização.

Cocaína rosa: droga mais cara e potente preocupa autoridades brasileiras.

Naloxona, conhecida pelo nome comercial Narcan, é uma substância de efeito rápido que anula os efeitos da overdose por drogas derivadas do ópio. De acordo com a Sociedade Americana de Neurociência (Society for Neuroscience), a naloxona tem sido usada há décadas para prevenir a morte por overdose de drogas.

Desse modo, apresentam sintomas como coma alcoólico, sonolência, sensação de sufocamento, dificuldade para respirar, diminuição da frequência cardíaca, náusea, vômito, desmaio e desorientação. Além disso, a overdose alcoólica pode causar parada respiratória, asfixia e edema pulmonar.

A fentanila já é uma substância controlada no Brasil e faz parte da Lista A1, de entorpecentes, da Anvisa.

O que corta o efeito da cocaína? Na verdade, não há nenhuma substância que consiga cortar os efeitos da cocaína de modo imediato. Em algumas situações, é possível apenas amenizar os sintomas. Por exemplo, o leite, apesar de não cortar o efeito da cocaína, pode ajudar muito o usuário desse entorpecente.