Quantos dias tomar metronidazol 400mg?

Perguntado por: ailha . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 3 votos

2g, em dose única. 250mg, 2 vezes ao dia, durante 10 dias. 400mg, 2 vezes ao dia, durante 7 dias.

Adultos e crianças maiores de 12 anos
400 mg (1 comprimido de Metronidazol comprimidos 400 mg três vezes ao dia, durante 7 dias ou à critério médico). Tomar após as refeições. Para crianças, Metronidazol deve ser usado preferencialmente na forma de suspensão - Metronidazol Pediátrico (benzoilmetronidazol).

Fazer 1 aplicação de preferência à noite, ao deitar-se, durante 10 a 20 dias. Cada aplicação (5 g de gel) contém 500 mg de metronidazol. Não há estudos dos efeitos de metronidazol gel administrado por vias não recomendadas.

Vaginites e uretrites (inflamação na uretra) por Gardnerella vaginalis:

  1. 2g, em dose única, no primeiro e terceiro dia de tratamento ou.
  2. 400 a 500mg, 2 vezes ao dia, durante 7 dias.
  3. O parceiro sexual deve ser tratado com 2g, em dose única.

Metronidazol é indicado para o tratamento de:
Giardíase (infecção do intestino delgado causada pelo protozoário flagelado Giardia lamblia); Amebíase (infecção causada por alguma espécie de ameba); Tricomoníase (infecções produzidas por várias espécies de Tricomonas);

A primeira opção de tratamento recomendado inclui: Metronidazol 250mg, 2 comprimidos VO, 2x/dia, por 7 dias OU Metronidazol gel vaginal 100mg/g, um aplicador cheio via vaginal, à noite ao deitar-se, por 5 dias.

Como tomar
A posologia do metronidazol depende da doença que se pretende tratar. Comprimidos por via oral: Amebíase: 500 a 750 mg por via oral de 8/8 horas por 7 a 10 dias.

Para infecções por bactérias anaeróbias, a bula recomenda 1 comprimido da versão 400mg de metronidazol 3 vezes ao dia, durante 7 dias. Mas a orientação final vai depender dos critérios de seu médico.

Você não deve ingerir bebidas alcoólicas ou medicamentos que contenham álcool em sua formulação durante e no mínimo 1 dia após o tratamento com metronidazol, devido à possibilidade de efeito antabuse, com aparecimento de rubor (vermelhidão), vômito e taquicardia (aceleração do ritmo cardíaco).

Sempre devemos recomendar abstinência alcoólica durante o tratamento com Metronidazol para evitar o efeito antabuse. Também é bom orientar a paciente a, preferencialmente, não ter relação sexual durante o tratamento e utilizar preservativo se tiver.

Metronidazol comprimido começa a fazer efeito 1 hora após a ingestão (80% do medicamento). Em duas horas o medicamento já foi completamente absorvido.

A pomada vaginal de Tioconazol e Tinidazol serve tanto para o tratamento da candidíase, quanto para outras infecções vaginais, como tricomoníase ou gardnerella. Sua forma genérica é encontrada pelo nome Tioconazol + Tinidazol, cujas embalagens contêm 7 aplicadores vaginais.

A Gardnerella vaginalis é uma bactéria que faz parte da flora normal, principalmente das mulheres sexualmente ativas.Ela encontra-se entre os grupos causadores das vaginoses bacterianas.

“Em doses elevadas, é observada a manifestação de efeitos neurológicos, como tontura, dor de cabeça, irritabilidade e insônia, além de vômito, ataxia [perda de equilíbrio ou coordenação motora] e desorientação”, alerta Maria Aparecida.

Metronidazol + Nitrato de Miconazol, para o que é indicado e para o que serve? Metronidazol + Nitrato de Miconazol é indicado para o tratamento tópico da candidíase vaginal e tratamento local da vaginite causada por Trichomonas.