Quantos dias tem que tomar antibiótico para infecção de urina?

Perguntado por: pflores2 . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.1 / 5 2 votos

– Infecção Leve: É possível realizar o tratamento por meio do uso de antibióticos por via oral (por boca) em casa por 1 a 2 semanas. Entretanto, em alguns casos, o tratamento pode começar no hospital com antibióticos mais potentes pela veia por 1 a 2 dias até os sintomas melhorarem.

A duração do tratamento vai variar com o tipo de infeção e com o tipo de antibiótico indicado: algumas infeções da bexiga ou da uretra (uretrites e cistite) necessitam apenas de uma dose única (fosfomicina) ou até 5 dias de antibiótico (amoxicilina), enquanto que nas infeções do rim ou da próstata pode ser necessário ...

Nas infeções mais simples o tratamento pode ser de um a três dias e nos casos mais complicados podemos usar antibiótico por 14 a 21 dias. Nas infecções recorrentes em alguns casos usamos antibiótico preventivo (profilático), para prevenir que a infecção retorne.

Alimentos picantes. Além de tudo, alimentos picantes, como pimentas e condimentos fortes, devem ser evitados durante uma infecção urinária. Afinal, esses alimentos podem causar bastante irritação na bexiga e no trato urinário, assim como agravar outros sintomas e desconfortos.

Em geral, o medicamento que atua inibindo a proliferação bacteriana começa a atuar no organismo cerca de 30 minutos após a sua ingestão. Porém uma regressão significativa dos sintomas é notada pelos pacientes apenas 48 horas após o início do tratamento.

Quando a infecção alcança o rim, o quadro é mais preocupante, podendo o paciente apresentar febre, calafrios, dor lombar, náuseas e vômitos.

Neste artigo, apresentamos 5 formas eficazes de lidar com essa condição.

  1. 1) Beba muita água. Beber bastante água é uma das melhores maneiras de aliviar os sintomas da infecção urinária. ...
  2. 2) Tome medicamentos prescritos pelo médico. ...
  3. 3) Evite irritantes urinários. ...
  4. 4) Use probióticos. ...
  5. 5) Descanse. ...
  6. Conclusão.

Se não houver melhora dos sintomas dentro de 2-3 dias após o início do antibiótico, deve-se procurar o médico novamente para investigação.

Basicamente, o que difere a cistite de uma infecção urinária é a região em que está acometida pela doença. Na prática, as cistites se caracterizam pela inflamação da bexiga. Já a infecção urinária pode acometer todo o sistema urinário, desde os rins até a uretra.

Infecções do trato urinário
Bebidas cítricas, gaseificadas, álcool, café, determinados condimentos são bastante reportados como causadores de ardência para urinar e/ou aumento de frequência miccional, para uns, mas não para todos.

Mas as causas por trás desse problema de saúde são diversas, entre elas higiene inadequada, histórico familiar, gestação, infecção hospitalar, atividade sexual e doenças crônicas, como diabetes. A infecção urinária pode afetar bexiga (quando ganha o nome de cistite), uretra (uretrite) ou rins (pielonefrite).

Quais são os sintomas da infecção urinária?

  • Ardência ao urinar;
  • Urgência para urinar;
  • Sensação de bexiga sempre cheia;
  • Aumento da frequência urinária;
  • Dor pélvica;
  • Alteração na coloração da urina (vermelha ou rosada)
  • Urina com cheiro forte.

Escolher alimentos diuréticos naturais, como melancia, melão e pepino, são de fato ótimas opções de frutas para prevenir e tratar infecções do trato urinário.

Vaginite. Uretrite. Síndrome Inflamatória Pélvica. Nefrolitíase (pedra nos rins)