Quantos dias dura diarreia viral?

Perguntado por: lmota . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.1 / 5 8 votos

A gastroenterite viral é tipicamente uma afecção autolimitada com duração <14 dias. Os sintomas frequentes são náuseas, vômitos e diarreia, que podem ser acompanhados por febre, dor abdominal e anorexia. A gastroenterite viral é a causa mais comum de gastroenterite aguda nos EUA e no mundo.

Nas infecções virais, diarreia aquosa é o sintoma mais comum; fezes raramente contêm muco ou sangue. Para manifestações específicas ao norovírus e rotavírus, ver Gastroenterite por norovírus. Os sintomas são vômitos, cólicas abdominais e diarreia que geralmente desaparecem em 1 a 3 dias.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, o sintoma pode ser classificado em dois graus: diarreia aguda, em que a duração é inferior a duas semanas, e crônica, associada a doenças mais graves e que perdura por mais de quatro semanas.

Como acabar com a diarreia: 6 dicas caseiras

  1. Beba muita água e líquidos.
  2. Consuma alimentos leves e de fácil digestão.
  3. Use probióticos.
  4. Evite medicamentos antidiarreicos, a menos que prescritos por um médico.
  5. Descanse e evite atividades extenuantes.

Você deve procurar um médico quando os sinais e sintomas piorarem, quando notar sangue nas fezes e não conseguir se hidratar adequadamente apenas com líquidos por boca. De acordo com o Dr. Andrade, os sinais da desidratação são fraqueza, mãos geladas, tontura ao se levantar e frequência do coração aumentada.

No caso da virose, no entanto, a febre costuma ser mais baixa e o quadro regride em até cinco dias. Já a intoxicação alimentar é uma situação mais grave que pode perdurar por uma semana ou mais e causar febre alta, entre outras complicações.

Floratil® 200 mg
Nas alterações agudas da flora intestinal e na diarreia por Clostridium difficile: uma cápsula, duas vezes ao dia. Nas alterações crônicas da flora intestinal: uma cápsula uma vez ao dia. A posologia de Floratil® pode ser alterada a critério médico.

A causa mais comum da diarreia é a infecção por vírus, bactérias ou outros parasitas que invadem o organismo, comprometendo os órgãos do sistema gastrointestinal. Bem como carência de zinco. “O zinco é um mineral importante que atua como cofator em diversos metabolismos das proteínas, carboidratos e lipídeos.

A diarreia crônica pode acontecer em pessoas com redução dos sais biliares ou má digestão da gordura. É o caso de quem sofre com cirrose ou pancreatite, por exemplo. Na pancreatite, especificamente, além de amolecidas, as fezes são volumosas e apresentam forte odor.

Os probióticos contidos na Enterogermina são benéficos para a saúde isso porque ao chegarem ao intestino, formam uma proteção contra germes ou agentes agressores. Assim, melhoram o equilíbrio da flora intestinal, além da indução de vitaminas com foco no complexo B.

Maçã

Maçã (sem casca)
A maçã ajuda a amenizar o fluxo intestinal por contar com fibras capazes de regular o intestino. “Limpam” o organismo e aliviam a inflamação causadora da diarreia. Seja a sua ingestão crua ou até cozida, a maçã é uma excelente aliada. Importante!

Os remédios mais recomendados para cortar a diarreia são:

  • Tiorfan;
  • Avide;
  • Magnostase;
  • Passifuril;
  • Imosec.