Quantos apêndices o ser humano tem?

Perguntado por: vribeiro . Última atualização: 8 de julho de 2023
/ 5 5 votos

O apêndice é uma bolsa com formato de tubo que fica localizado na região inferior direita da barriga. Ele recebe também outras denominações como: apêndice cecal, apêndice vermiforme e apêndice vermicular.

Resumo: A apendicite crônica e a apendicite recorrente são condições patológicas que diferem da apendicite aguda, a afecção mais comum do apêndice vermiforme. O propósito desse artigo é decifrar com critério os aspectos clínicos, o diagnóstico e a histopatologia da apendicite crônica e da apendicite recorrente.

O apêndice é um pequeno órgão em forma de dedo, situado no lado inferior direito do intestino grosso. Como não é um órgão essencial, a sua remoção não afeta o correto funcionamento do organismo.

O apêndice é um pequeno órgão em forma de tubo ligado ao intestino grosso, na parte inferior direita do abdômen. Quando infeccionado, causa sinais e sintomas de apendicite.

Porém, em 2007, cientistas da Universidade de Duke, nos EUA, descobriram e divulgaram um estudo mostrando que o apêndice possui, sim, funções corporais. De acordo com pesquisas, ele é responsável por fabricar bactérias que auxiliam no processo digestivo e é usado como depósito delas.

Apendicite aguda
Esse é um quadro grave e que pode levar à morte.

Segundo o médico cirurgião Dr. Marcelo Falcão, “só existe uma forma de tratar a Apendicite Aguda, que é por meio da Apendicectomia, uma cirurgia que consiste na retirada do órgão. Por esse motivo, quem já teve apendicite não voltará a ter.”

Contudo, a apendicite é uma emergência médica que exige cirurgia. O distúrbio é raro em crianças com menos de um ano de idade, mas se torna mais comum à medida que as crianças crescem e é mais comum em adolescentes e adultos com 20 a 30 anos.

Recomendações de alta: se a apendicectomia for videolaparoscópica (VLP) o tempo de repouso relativo são 7 dias; se for cirurgia aberta McBruney o tempo se estende para 30 dias; se for cirurgia aberta mediana (laparotômica) o tempo se estende para três meses.

Alimentos gordurosos e doces devem ser evitados no primeiro dia depois da operação. Carne vermelha, frituras, chocolate, bolacha, queijo, sorvete e molho não são indicados. O ideal é ingerir alimentos ricos em fibras, como, aveia e cereais integrais, que auxiliam no bom funcionamento do intestino.

As primeiras sensações de incômodo surgem ao redor do umbigo, mas é comum que a dor se concentre no lado inferior direito do abdome. Devido à gravidade do quadro, é preciso estar atento à dor, especialmente se ela começa fraca e difusa e vai se concentrando na parte inferior direita do abdome com o passar das horas.