Quanto tempo vale um contrato de comodato rural?

Perguntado por: aesteves7 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.2 / 5 19 votos

O comodato rural é o acordo ou contrato em que uma pessoa cede para outra o uso de seu imóvel rural, ou parte dele. Isso inclui ou não benfeitorias, e pode ser válido por tempo determinado ou indeterminado.

Desta forma, o comodato nunca será perpétuo; ele terá um prazo pré-definido ou, então, caso o prazo não esteja estabelecido, ele durará pelo período necessário para o uso respectivo do bem.

c) sete anos, para os casos de arrendamento em que ocorra atividade de exploração florestal. No tocante ao contrato de parceria, o art. 13, II, "a", e o art. 37 ("As parcerias sem prazo convencionado pelas partes, presumem-se contratadas por três anos") do decreto dispõem a posição da legislação agrária.

Contrato de comodato entre empresas descaracteriza prestação de serviços e exclui responsabilidade trabalhista da contratante – SEDEP.

O que não pode faltar no contrato
A partir dessas obrigações do comodatário, para elaborar as cláusulas contratuais, deve-se seguir os seguintes passos: Definir o nome das partes: quem é o comodante e quem é o comodatário. Identificar o bem que será objeto do contrato. Estabelecer um prazo de devolução do bem.

No contrato de comodato por prazo indeterminado, incorre o comodatário em mora quando, apesar de devidamente interpelado pelo comodante, não providencia a restituição do bem emprestado.

O Estatuto da Terra determina que o prazo mínimo nos contratos de parceria agrícola e de parceria pecuária é de 3 (três) anos.

59.566 /66 é cabível a concessão de despejo em contrato de arrendamento rural quando o arrendatário não pagar o aluguel ou a renda no prazo convencionado.

Contrato de arrendamento não pode ser desfeito sem que o dono da área comunique o usuário da terra com seis meses de antecedência, como determina o Estatuto da Terra. Caso contrário, o acordo é renovado automaticamente.

O uso tolerado de imóvel decorrente de acordo realizado entre ex-companheiros corresponde a efetivo comodato e inviabiliza a ação de usucapião.

Para valer entre as partes contratantes, o contrato de comodato (empréstimo gratuito de coisas que não são consumidas pelo uso) não exige maiores formalidades, bastando a simples entrega do bem. Entretanto, para ser válido perante terceiros, o instrumento deve ser registrado em cartório.

O que é contrato de comodato rural? É por meio do contrato de comodato rural que o proprietário de um imóvel rural poderá ceder o uso, de forma integral ou parcial, para outra pessoa. No contrato pode ser incluso o uso (ou não) das benfeitorias, assim como pode ser feito por tempo indeterminado ou específico.

Extingue-se o comodato por diversas formas: a) Pelo advento do termo convencionado ou, não havendo estipulação nesse sentido, pela utilização da coisa de acordo com a finalidade para que foi emprestada.

582. O comodatário é obrigado a conservar, como se sua própria fora, a coisa emprestada, não podendo usá-la senão de acordo com o contrato ou a natureza dela, sob pena de responder por perdas e danos.

O comodato independe de forma especial, podendo ser ajustado por escrito ou verbalmente e provado até mediante prova testemunhal, 2conforme entendimento dominante em nossa doutrina ora representada por Arnoldo Wald: 3"Quanto à forma do contrato, inexistem solenidades exigidas por lei, podendo o mesmo ser realizado ...