O que é contrato de comodato verbal?

Perguntado por: ndamasio . Última atualização: 25 de setembro de 2023
3.9 / 5 5 votos

É uma modalidade contratual que não possui uma forma exata estabelecida em lei, sendo assim, pode ser celebrado livremente, da forma que for mais conveniente às partes, tanto verbalmente, quanto por escrito, sendo que de fato a mais comum é a forma verbal, tendo em vista seu caráter mais informal.

Real - Perfaz-se com a entrega da coisa ao comodatário, que passa a ter a posse direta (remanesce a indireta ao comodante). Temporário - O uso da coisa é temporário, podendo o prazo ser determinado ou indeterminado. Não se admite a perpetuidade (simulação de doação).

O comodato é uma modalidade de empréstimo gratuito, em que comodante (pessoa que empresta) e comodatário (pessoa que recebe) trocam um bem infungível. Isto é, um bem que não pode ser subtítuido, ainda que por um item similar. Um exemplo de comodato é o empréstimo de um computador, de uma empresa para um empregado.

A NGT 23, porém, limita esse prazo a 12 meses, no máximo.

As partes do comodato são: o comodante, quem empresta; e, o comodatário, quem toma emprestado.

Benefícios de manter um comodato
- O contrato oferece segurança jurídica, com regras e prazos para utilização do bem; - Não incide impostos; - Sem risco de abandono da propriedade.

Podem ser objetos de comodato um bem móvel, como um imóvel pela sua totalidade ou parte, não sendo necessário o comodante ser o proprietário do bem que empresta. Somente tendo a posse, o possuidor pode dar a coisa ao comodato. O locatário de um imóvel pode emprestá-lo caso não tenha estipulação contratual em contrário.

Para valer entre as partes contratantes, o contrato de comodato (empréstimo gratuito de coisas que não são consumidas pelo uso) não exige maiores formalidades, bastando a simples entrega do bem. Entretanto, para ser válido perante terceiros, o instrumento deve ser registrado em cartório.

Comodato – empréstimo de bem que não pode ser substituído e deve ser devolvido ao final. Exemplo: uma máquina. Tanto no mútuo como no comodato, alguém recebe uma coisa emprestada.

O uso tolerado de imóvel decorrente de acordo realizado entre ex-companheiros corresponde a efetivo comodato e inviabiliza a ação de usucapião.

Vimos que o comodato é um tipo especial de empréstimo. Portanto, a principal diferença entre esse regime e o aluguel é que o comodato é gratuito, apesar de existirem obrigações por parte do comodatário. Assim, o cliente pode economizar o valor que seria investido no aluguel dos equipamentos médicos.

Contrato de comodato em via original. Assinatura do comodante e comodatário com reconhecimento de firma por autenticidade. Assinatura das testemunhas com reconhecimento de firma por semelhança. Se os interessados estiverem sendo representados por procurador deverá ser apresentada a procuração.

Vantagens e desvantagens do comodato
Ausência de custos, por se tratar de modalidade gratuita; Pouca burocracia envolvida, pois não necessita de registro em cartório; Para quem cede o bem, há previsão de que ele seja usado adequadamente.