O que é o CFOP 5202?
O CFOP 5202 indica que uma nota é de saída e deve ser usada sempre que forem feitas devoluções de compras para comercialização de mercadorias, cujas entradas tenham sido identificadas como “compra para comercialização” (usando o CFOP 1102). O CFOP 5202 é um dos CFOPs de devolução mais utilizados no Brasil.
Qual a diferença entre o CFOP 1202 e 5202
Enquanto o CFOP 1202 é uma nota de entrada, referente a uma devolução de venda, o CFOP 5202 é uma nota de saída. Por isso, ele é referente à devolução de compra para comercialização. Ambos os códigos devem ser usados quando a operação for realizada dentro do estado.
Qual a diferença do CFOP 5.411 e 5202
CFOP 5202: devolução de compra para comercialização; CFOP 5405: venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros, sujeita ao regime de substituição tributária do ICMS; CFOP 5411: devolução de mercadoria adquirida para comercialização em operação com mercadoria sujeita ao regime de substituição tributária.
Qual o CFOP inverso de 5202
*No item 6, por exemplo, se você emitiu uma nota para o cliente com CFOP 5102 - Venda de Mercadoria adquirida ou recebida de terceiros, você vai usar a operação inversa a isso, no caso, o CFOP 1202 - Devolução de venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros.
Qual o CFOP de devolução de venda
CFOP 1202 - Devolução de venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros.
Quando o CFOP e 5202 Qual CST usar
Se sim o CFOP de devolução é: 5.556 CST 101. Caso seja para comercialização CFOP: 5.202 como informado acima e CST 101.
Qual CFOP que não gera imposto
CFOP 5949
A nota fiscal CFOP 5949 é considerada a mais simples do mercado, já que sobre ela não há a incidência de nenhum imposto. Assim, a sua emissão também é mais simples, pois não é necessário preencher os campos relativos ao ICMS, IPI, PIS e COFINS.
Como saber se o produto é tributado pelo CFOP
Acesse o módulo Cadastro > Códigos Fiscais: Confira as informações apresentadas na coluna "Grupo" da tabela de CFOPs, essa coluna, determina qual grupo o CFOP está cadastrado e determina se o mesmo será tributado ou não.
Como identificar o CFOP correto
O CFOP contém quatro dígitos, e cada um deles tem uma identificação específica. O primeiro número se refere ao tipo de operação (por exemplo, se iniciar com 1 é uma operação dentro do Estado e se inicia com 2, fora do Estado), e os demais, à finalidade e ao tipo de produto ou serviço.
Como saber se o CFOP e 5.102 ou 5405
A principal diferença entre eles é que no caso do CFOP 5102, a nota é tributada, ao passo que usando o CFOP 5405, ela não é tributada, uma vez que o imposto já foi pago antecipadamente pelo fornecedor. Por isso, esse é um código que só pode ser usado quando há a substituição tributária.
Qual a diferença de estorno e devolução
Estorno: Nota fiscal foi autorizada, não transportada e precisa ser “cancelada” por rejeição do destinatário ou erro de emissão. Devolução: Nota fiscal foi autorizada e transportada, precisa ser “cancelada” por rejeição do destinatário ou erro de emissão.
Quando emitir nota de estorno
Quando emitir uma nota fiscal de estorno?
- o prazo de 24 horas para cancelamento tenha expirado;
- a prestação de serviço não tenha ocorrido, ou a mercadoria não tenha circulado;
- o status da nota fiscal esteja como “uso autorizado”, informação que pode ser conferida no Portal da NF-e.
Como funciona a devolução de venda
De modo resumido, na devolução, a empresa vendedora recebe o produto e dá entrada dele no estoque, e a cobrança de tributos é cancelada. No retorno, que ocorreu devido a uma recusa, o pedido de compra permanece em aberto, bem como a tributação da operação.
Como emitir nota de devolução para o cliente
A emissão da nota fiscal de devolução deve ser feita da mesma forma que a emissão da nota de venda. No entanto, os campos devem ser preenchidos com diferentes informações. Na finalidade do documento, é preciso selecionar a opção de devolução. Em seguida, indicar se ela é uma nota de entrada ou saída.
Como funciona a devolução
A devolução de produtos acontece quando o consumidor não deseja receber outro artigo no lugar do que comprou, se arrependeu da compra e solicitou o dinheiro de volta. Já a troca acontece quando o produto veio com defeito ou diferente do que o consumidor esperava.