O que é o CFOP 2102?

Perguntado por: lcampos . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.1 / 5 9 votos

2102 - Compra para comercialização Classificam-se neste código as compras de mercadorias a serem comercializadas. Também serão classificadas neste código as entradas de mercadorias em estabelecimento comercial de cooperativa recebidas de seus cooperados ou de estabelecimento de outra cooperativa.

CFOP › 2000 - Entradas ou aquisições de serviços de outros Estados › 2100 - Compras para industrialização, comercialização ou prestação de serviços › 2102 - Compra para comercialização.

O CFOP 1202 é o código presente em uma nota fiscal que indica que o documento corresponde a uma devolução de venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros.

O CFOP 2101 refere-se à Compra p/ industrialização ou produção rural.

Classificam-se neste código as compras de mercadorias a serem utilizadas em processo de industrialização, remetidas pelo fornecedor para o industrializador sem que a mercadoria tenha transitado pelo estabelecimento do adquirente.

2102 é o CFOP usado para nota de compras de mercadoria FORA do seu estado.

Qual a diferença entre CFOP 1102 e 2102? Para notas fiscais de compras de mercadorias dentro do estado, utiliza-se o CFOP 1102. Já para notas fiscais de compras de mercadorias fora do estado, o CFOP adequado é o 2102.

A principal diferença entre o CFOP 1202 e o CFOP 5202 está na origem das mercadorias: o 1202 é utilizado para devolução de venda, enquanto o 5202 é utilizado para devolução de compras para comercialização, ou seja, devolução das mercadorias que entraram sob o CFOP 1202 de outros estados brasileiros.

No caso do CFOP de devolução, teremos que a operação (os dois últimos dígitos) deverá refletir a classificação da nota de origem. Por exemplo, o CFOP de devolução 1.201 é aplicável se a nota de saída tiver sido classificada como “venda de produção do estabelecimento”.

2202 - Devolução de venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros Devolução de vendas de mercadoria, adquirida ou recebida de terceiro, que não tenham sido objeto de industrialização no estabelecimento, cuja saída tenha sido classificada como Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros.