Qual melhor empréstimo CDC ou consignado?

Perguntado por: eluz . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 12 votos

O consumidor pode economizar até 62,8% com o crédito consignado, em comparação com o Crédito Direto ao Consumidor (CDC). O índice foi obtido através de simulações feitas por especialistas, a partir do valor de R$ 1 mil, financiado em 24 vezes.

Mas a dúvida surge na hora de escolher a melhor opção — qual a diferença entre empréstimo consignado e pessoal? Quando se avalia o limite de crédito, o “pessoal” é mais atrativo para empréstimos maiores. No que se refere a taxas de juros, o “consignado” parece mais atrativo.

O empréstimo consignado também apresenta as suas desvantagens. Nesse ponto, é válido citar, por exemplo, que o acesso ao crédito costuma ser mais limitado. Isso porque, ao contratá-lo, o cliente não pode simplesmente comprometer toda a sua renda com o pagamento.

No empréstimo pessoal, o pagamento das parcelas é de responsabilidade de quem pede o crédito. Já no consignado, as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento ou do benefício do INSS de quem pediu os valores emprestados.

Muitas pessoas ainda possuem muitas dúvidas sobre o empréstimo consignado, uma delas é se ele realmente é uma boa opção. E a resposta é sim! Ele é um dos empréstimos mais baratos do mercado, com longo prazo para pagamento e com o valor das parcelas debitado automaticamente do seu salário ou benefício.

1) Oferece as taxas de juros mais baixas do mercado
Só que a forma como funciona o empréstimo consignado privado faz com que o risco financeiro seja muito baixo para a instituição financeira/banco, pois o valor das parcelas são descontadas pelo RH da empresa diretamente do salário do funcionário via folha de pagamento.

1. Taxas de juros mais baixas comparada aos outros empréstimos. A principal vantagem de usar o empréstimo consignado privado para alcançar os seus objetivos pessoais é que ele conta com uma das menores taxas de juros do mercado.

Como riscos, podemos citar o uso destes empréstimos para pagamentos contas mensais, para pagamento de outras dívidas (precisa verificar se os juros compensam), pois estes tipos de despesas vão trazer novos endividamentos mensais, pois, lembrem-se que as parcelas serão descontadas do seu rendimento mensal, seja salário ...

Quando há uma necessidade comprovada
Em alguns momentos, alguns empecilhos financeiros surgem na vida. Nessa hora, é válido considerar se, para suprir essa necessidade, vale a pena fazer um empréstimo consignado.

Banco do Brasil

O Banco do Brasil é o melhor banco para fazer empréstimo consignado, pois tem uma das menores taxas do mercado, com juros prefixados de 0,85% a 2,99%, e o dinheiro é liberado logo após aprovação. O empréstimo do Banco do Brasil pode ser solicitado pelo próprio app da conta e pago em até 96 parcelas.

Dentre os chamados "bancões", o que oferece as melhores condições para os empréstimos de R$ 3 mil é o Banco do Brasil. Em seguida, aparecem Santander e Itaú.

Tem que pagar taxa Selic para liberar empréstimo? Não, nenhum custo, taxa, tarifa ou imposto deve ser cobrado antecipadamente, antes da contratação do empréstimo consignado. A pessoa só se tornará devedora após a assinatura e averbação do contrato.

O Crédito Direto CAIXA Automático (CDC Automático) é um empréstimo pré-aprovado que dispensa avalistas e pode ser contratado de onde você estiver pelo Internet Banking CAIXA, app CAIXA, caixas eletrônicos, Whatsapp CAIXA ou nas agências da CAIXA. O valor contratado é disponibilizado direto na conta, sem burocracia.

O empréstimo consignado é uma modalidade de empréstimo em que as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento ou contracheque. A taxa de juros é menor se comparada a outras modalidades de empréstimo, seu prazo para quitação varia conforme o convênio celebrado entre o banco e o empregador.

A Caixa Econômica Federal anunciou que reduziu taxas de juros do crédito consignado para beneficiários e pensionistas do INSS, que vai de 1,74% ao mês para a partir de 1,70%. A decisão foi publicada logo após o Banco Central comunicar que reduziu a taxa básica de juros em 0,50 ponto percentual, para 13,25% ao ano.

6 Formas de Conseguir Crédito a Juros Mais Baixos

  1. Crédito Consignado.
  2. Penhor.
  3. Refinanciamento de Imóvel.
  4. Refinanciamento de Veículo.
  5. Antecipação do 13º Salário.
  6. Empréstimo FGTS.
  7. Empréstimo online.