Quem faz a triagem no CAPS?

Perguntado por: adantas . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 2 votos

5 profissionais de nível médio: Técnico e/ou auxiliar de enfermagem, técnico administrativo, técnico educacional e artesão. 1 médico clínico, responsável pela triagem, avaliação e acompanhamento das intercorrências clínicas.

Antes de entrar no sistema, o paciente passa por uma triagem feita por um profissional ligado ao serviço. Uma vez aceito, passará por uma avaliação psiquiátrica. Caso tenha possibilidade de ser reabilitado profissionalmente é encaminhado para a SeRP.

Neste CAPS I, o procedimento de receber e escutar o sujeito que vem encaminhado de outro serviço de saúde é chamado de Triagem.

1 médico psiquiatra ou médico com formação em saúde mental. 1 enfermeiro. 3 profissionais de nível superior de outras categorias profissionais: psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, pedagogo ou outro profissional necessário ao projeto terapêutico.

No CAPS adulto, as atividades do enfermeiro(a) desenvolvem-se para o cuidado de pessoas adultas com sofrimento psíquico e têm como objetivo um tratamento que não isola os pacientes de suas famílias e da comunidade, mas que envolve os familiares no atendimento com a devida atenção necessária, ajudando na recuperação e ...

Durante a triagem, é feita uma avaliação rápida do estado de saúde ou da situação social da pessoa que busca ajuda, com base em informações como sintomas apresentados, histórico de saúde, idade, condições socioeconômicas, entre outros fatores relevantes.

Basicamente, a triagem tem como objetivo organizar o atendimento aos pacientes, proporcionando um suporte de qualidade e eficiente, mesmo em ambientes de risco ou movimentados. Por isso, ao determinar a gravidade da situação de cada paciente, os profissionais podem oferecer uma assistência mais objetiva.

São, preferencialmente, pessoas com transtornos mentais severos e/ou persistentes, ou seja, pessoas com grave comprometimento psíquico, incluindo os transtornos relacionados às substâncias psicoativas (álcool e outras drogas) e também crianças e adolescentes com transtornos mentais.

CAPS III – Oferece atendimento 24 horas, todos os dias, inclusive nos feriados e fins de semana. Tem abrangência municipal acima de 200.000 habitantes. Precisamos citar que existem ainda dois tipos de CAPS II: o CAPS i II e o CAPS ad II. O CAPS i II é direcionado para atender crianças e adolescentes.

Atender e acompanhar pacientes portadores de enfermidades inerentes à especialidade, dentro dos padrões exigidos; prescrever tratamento; participar de programas voltados para a saúde pública; realizar observações em clínicas psiquiátricas e elaborar laudo psiquiátrico correspondentes, com diagnóstico e indicação ...

Os usuários com transtorno mental grave ou persistente e pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas podem procurar diretamente os Caps ou serem encaminhados pelo Programa de Saúde da Família ou Unidades de Saúde para receber atendimento.

Os salários de Técnico Em Enfermagem na Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas (CAPS AD) estão entre R$2.112 e R$2.277.

Dessa maneira, a atuação do Técnico de Referência para os usuários dos Centros de Atenção Psicossocial, no âmbito da equipe de Enfermagem, é privativa do Enfermeiro.

CARGO: ASSISTENTE SOCIAL - Prestar serviços de âmbito social a indivíduos e grupos, identificando e analisando seus problemas e necessidades materiais e psíquicas e de outra ordem e aplicando métodos e processos básicos do serviço social para prevenir ou eliminar desajustes de natureza biopsicossocial e promover a ...

Como fazer a triagem de currículos

  1. Pense no candidato ideal. Toda vaga tem um candidato ideal e a empresa precisa descobrir quem é ele antes de lançar a vaga ao mercado. ...
  2. Avalie as habilidades comportamentais. ...
  3. Descarte currículos. ...
  4. Organize os arquivos. ...
  5. Conte com a ajuda da tecnologia.