O que é ser doente mental?

Perguntado por: amuniz5 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 19 votos

O que é doença mental? As doenças mentais são condições que afetam o pensamento, sentimento, humor ou comportamento de uma pessoa, como depressão, ansiedade, transtorno bipolar ou esquizofrenia.

As doenças mentais, também chamadas de transtornos de saúde mental, referem-se a uma ampla gama de condições de saúde mental — transtornos que afetam seu humor, pensamento e comportamento.

Os transtornos mentais são um campo de investigação interdisciplinar que envolves áreas como a psicologia, a filosofia, a psiquiatria e a neurologia. A doença mental aparece quando a pessoa que dela sofre deixa de se relacionar de forma funcional com o mundo, a nível familiar, laboral e/ou social.

A maior parte das pessoas, quando ouve falar em “Saúde Mental”, pensa em “Doença Mental”. Mas, a saúde mental implica muito mais que a ausência de doenças mentais. Pessoas mentalmente saudáveis compreendem que ninguém é perfeito, que todos possuem limites e que não se pode ser tudo para todos.

Os fatores que influenciam o nível de saúde mental de uma pessoa são diversos, e podem estar associados tanto a questões sociais, psicológicas e biológicas, podendo a exemplo citar os problemas socioeconômicos, o aumento da violência, repentinas perdas, condições de trabalho, fatores psicológicos e de personalidade, ...

A esquizofrenia é a principal condição designada como Transtorno Grave e Persistente, não só por ter a maior prevalência entre os distúrbios graves em Saúde Mental (cerca de aproximadamente 1% da população sofre deste transtorno), como também por seu caráter estigmatizante, seu curso longo e persistente, bem como pelo ...

Como identificar um Transtorno Mental

  1. Mudanças de humor repentinas;
  2. Mudanças no comportamento;
  3. Dificuldade em se concentrar;
  4. Dificuldade em raciocinar;
  5. Problemas em expressar ideias;
  6. Dificuldade em conviver com outras pessoas;
  7. Entre outros.

Exames de ressonância magnética podem identificar distúrbios psicológicos. A dificuldade em iniciar tratamentos psiquiátricos ou psicológicos consiste, muitas vezes, em diagnosticá-los corretamente.

deficiente mental (quando se referir a uma pessoa com transtorno mental) TERMOS CORRETOS: pessoa com transtorno mental, paciente psiquiátrico.

O acesso e excesso de informação cresce de forma exponencial, juntamente com os casos de ansiedade e depressão. Por isso é importante filtrar as informações que chegam até você. Ficar conectado de mais, assistir muito ao jornal ou ficar tempo demais nas redes sociais são hábitos que prejudicam a sua saúde mental.

A prevenção em saúde mental envolve desde uma boa alimentação até o acompanhamento com um psicoterapeuta. A percepção engloba tanto o autoconhecimento, que permite perceber que algo está errado, quanto consultas com especialistas, que podem diagnosticar possíveis transtornos mentais.

Como cuidar de pessoas com transtorno mental com empatia

  1. – Principais fatores que interferem na saúde mental. ...
  2. Fique atento aos sinais. ...
  3. Incentive a busca por ajuda profissional. ...
  4. Ouça o que a pessoa tem a dizer e ofereça suporte. ...
  5. Tenha empatia e cuidado nas palavras. ...
  6. Busque entender e aceitar a doença.

A ansiedade, por exemplo, atinge mais de 260 milhões de pessoas. Aliás, o Brasil é o país com maior número de pessoas ansiosas; cerca de 9,3% da população, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Novos dados mostram que 86% dos brasileiros sofrem com algum transtorno mental, como a ansiedade e a depressão.