Quanto paga de luz quem tem baixa renda?

Perguntado por: ocortes . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 2 votos

A Tarifa Social de Energia Elétrica dá desconto de até 65% na conta de luz a famílias de baixa renda. Veja quem pode e como pedir.

Na Tarifa Social de Energia Elétrica, quanto menor o consumo, maior é o desconto. Criado pelo Governo Federal para famílias de baixa renda, o programa oferece descontos na conta de energia, que podem chegar a até 65% em relação à classe residencial normal. Acesse aqui!

Como saber se a conta de energia está cadastrada no NIS? As famílias de baixa renda, indígenas e quilombolas que possuem inscrição no Cadastro Único, já estão com o NIS gerado e automaticamente recebem desconto na conta de energia, de acordo com o consumo.

Quem pode ter a conta de energia zerada com a Tarifa Social
De 0 a 50kWh: 100% de isenção; de 51 kWh a 100kWh: 40% de isenção; de 101 kWh a 220 kWh: 10%; a partir de 221 kWh: 0% de isenção.

Veja quem tem direito à Tarifa Social de Energia Elétrica:
Famílias inscritas no Cadastro Único com renda familiar per capita menor ou igual a meio salário mínimo (R$ 606); Idosos com 65 anos ou mais ou pessoas com deficiência, que recebam o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC);

Como se cadastrar
Os clientes que têm o NIS e ainda não possuem o benefício da TSEE podem se inscrever, por meio do WhatsApp da Neoenergia (61 3465-9318), do site oficial da distribuidora ou em um dos pontos de atendimento da empresa espalhados por todo o Distrito Federal.

As concessionárias de luz consideram o horário de pico, em que há maior consumo, entre 18h e 21h, como o horário de energia mais cara. Portanto, para quem escolheu a Tarifa Branca, o horário comercial e após as 22h são os períodos em que a energia é mais barata.

Essa situação ocorreu devido a necessidade da atualização do benefício do baixa renda em sistema, tendo um tempo de até 18 meses para ocorrer essa necessidade.

Para fazer o cadastro, é preciso salvar na agenda do celular o número (91) 3217-8200. No primeiro contato com a Clara, no WhatsApp, ela passará uma lista de opções de serviços, como: informar falta de energia, segunda via de conta, código de barra de pagamento e consulta de débitos.

Quem recebe bolsa família pode receber Auxílio-gás? Todas as famílias que possuem uma renda mensal igual ou inferior a meio salário mínimo por pessoa e que estão incluídas no CadÚnico, bem como aquelas que recebem benefícios provenientes de programas do governo, podem ser contempladas com o benefício.