Quanto tempo a dívida sai do Banco Central?

Perguntado por: ucurado5 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.4 / 5 18 votos

Assim, quando uma dívida completa 5 anos em atraso, o banco marca aquela operação no sistema com um símbolo especial. A partir daí, a dívida deixa de aparecer no relatório. Porém, ainda que não apareça no cadastro, o valor em aberto pode ser exigido pelos bancos.

O seu nome fica "sujo" no SCR durante 2 anos, porém alguns bancos podem simplesmente utilizar esses dados para montar, internamente, seu próprio cadastro negativo, mantendo sua reputação ruim para sempre.

Porém, nada impede que o banco realize a cobrança extrajudicialmente, afinal, a dívida continua existindo. Além disso, os cinco anos também definem o período máximo de permanência do nome do devedor em cadastro de órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa e SPC.

Entretanto, por regras do Bacen, pelos próximos 4 anos não haverá alteração nas informações dos meses em que constava o prejuízo na anotação de SCR, uma vez que naquele período as dívidas estavam vencidas. Reforçamos que os seus dados já estão atualizados desde maio/2021, o mês seguinte do pagamento.

​O BC não registra suas dívidas como um cadastro restritivo, como fazem o SPC ou Serasa. Então, não é possível tirar o registro de sua dívida pelo BC. Mas você pode acessar o Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR), que mostra todas as suas dívidas com bancos e financeiras.

​O Relatório de Contas e Relacionamentos (CCS) é atualizado diariamente. Mas o relatório pode conter informações com atraso de até 2 dias úteis em relação à data do cadastro da nova conta ou do novo relacionamento, já que esse é o prazo para os bancos enviarem os dados ao Banco Central.

Para sair da lista é preciso pagar qualquer dívida que esteja em atraso. Inclusive aquelas que não consta registro no SPC e SERASA por já ter caducado, ainda assim elas constarão em aberto pois, não foram pagas.

Como tirar o nome do SCR?

  1. Pague suas Dívidas em Dia. O primeiro passo para se livrar do SCR é honrar suas dívidas. ...
  2. Renegocie suas Dívidas. ...
  3. Evite Novas Dívidas. ...
  4. Mantenha seus Dados Atualizados. ...
  5. Consulte seu Histórico de Crédito.

Nesse caso, até que o pagamento seja realizado, o papel do consumidor dentro dessa relação com o banco não foi cumprido integralmente. Em resumo, uma dívida com mais de 5 anos não quitada continua existindo.

O que é uma dívida caduca? É aquela que ultrapassou o prazo de 5 anos e, por isso, não pode mais gerar negativação. Se a dívida foi contraída há mais de 5 anos e não foi paga, o consumidor não pode continuar negativado por causa dela. Mas mesmo assim ainda pode haver uma negociação de dívida.

Para consultar o seu Sistema de Informações de Crédito do Banco Central, você terá que fazer um cadastro no Registrato, um sistema que fornece gratuitamente o seu “Extrato do Registro de Informações no Banco Central”.

O consumidor pode consultar este relatório no site do Banco Central de forma gratuita através do Registrato.

30 dias

É preciso aguardar, no mínimo, 30 dias para a atualização das principais informações de dívidas no Serasa e SPC, além do sistema do Banco Central. Após esse período, quem deseja realizar um financiamento pode solicitar que uma instituição financeira verifique se é possível realizar o empréstimo de crédito.

5 anos

A restrição interna não leva em conta dados dos órgãos de proteção ao crédito oficiais e, na prática, pune o consumidor indefinidamente (e não mais por 5 anos), como determina a Lei.

App SPC Consumidor
Com o aplicativo SPC Consumidor, você consulta gratuitamente seu CPF e descobre se tem pendências no SPC Brasil. Você também terá acesso ao seu Score SPC, receberá dicas para tornar a sua vida financeira mais saudável e muito mais!