Quanto tempo tomando metronidazol para o corrimento?

Perguntado por: imonteiro . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 6 votos

Para infecções por bactérias anaeróbias, a bula recomenda 1 comprimido da versão 400mg de metronidazol 3 vezes ao dia, durante 7 dias.

Os seus efeitos já são esperados após 30-60 minutos da administração.

Em relação ao metronidazol usado por via intravaginal, a taxa de efeitos colaterais é mais baixa e costuma ficar restrita à região genital, sendo o corrimento vaginal o efeito adverso mais comum. Sintomas gastrointestinais costumam surgir em menos de 5% dos pacientes, uma taxa 50% mais baixa que nos comprimidos.

Tempo de efeito do Metronidazol comprimido
Em duas horas o medicamento já foi completamente absorvido. Metronidazol pode ser indicado para os parceiros das mulheres em tratamento (dose única) e, dependendo da dose e doença, a posologia varia entre 2 a 4 vezes ao dia, entre 5 e 10 dias, em média.

Adultos e crianças maiores de 12 anos
400 mg (1 comprimido de Metronidazol comprimidos 400 mg três vezes ao dia, durante 7 dias ou à critério médico).

Efeitos colaterais do metronidazol
Distúrbios gastrintestinais: dor de estômago, náusea, vômito, diarreia, mucosite oral , alterações no paladar (incluindo gosto metálico), anorexia, casos reversíveis de pancreatite, descoloração da língua/sensação de língua áspera (devido ao crescimento de fungo, por exemplo).

álcool: bebidas alcoólicas e medicamentos contendo álcool não devem ser ingeridos durante o tratamento com metronidazol e no mínimo 1 dia após o mesmo, devido à possibilidade de reação do tipo dissulfiram (efeito antabuse), com aparecimento de rubor, vômito e taquicardia (aceleração do ritmo cardíaco).

Para o tratamento da vaginose bacteriana, seu médico deverá prescrever uma das medicações abaixo indicadas:

  • Metronidazol: essa medicação pode ser tomada por via oral. Também está disponível na forma de creme vaginal. ...
  • Clindamicina: essa medicação está disponível na forma de creme vaginal.

É caracterizado pela presença de uma secreção vaginal que pode ser branca, amarela, purulenta, esverdeada, com ou sem odor desagradável. Geralmente acompanhado de coceira genital e disuria (vontade de urinar a todo o momento em pequena quantidade acompanhado de ardor uretral).

Sempre devemos recomendar abstinência alcoólica durante o tratamento com Metronidazol para evitar o efeito antabuse. Também é bom orientar a paciente a, preferencialmente, não ter relação sexual durante o tratamento e utilizar preservativo se tiver.

O Metronidazol não trata a candidíase. Precisa ser avaliada por um ginecologista para ver se o tratamento está adequado e solicitar o exames para IST.

Como funciona o metronidazol? Metronidazol gel é um anti-infeccioso ginecológico de uso local, indicado no tratamento de tricomoníase. A absorção máxima ocorre entre 8 a 12 horas.

400 mg (1 comprimido de metronidazol 400 mg três vezes ao dia, durante 7 dias ou à critério médico. Tomar após as refeições.