Qual doce corta o efeito do álcool?

Perguntado por: acorte . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.7 / 5 16 votos

O álcool exige do nosso corpo um tempo para fazer a metabolização (que ocorre no fígado) e o doce ou o café não irão interferir nesse processo.

Café forte e puro ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, o que facilita a circulação do sangue e acelera a eliminação das toxinas do álcool. Mas não exagere. Apenas duas xícaras já são suficientes ao acordar.

O melhor antídoto para ela? Cafeína. Além disso, a cafeína também ajuda a acordar após a bebedeira.

De acordo com o Detran, essa é uma das várias fake news propagadas sobre o assunto e o chocolate não corta o álcool no organismo. Segundo o Detran, a tolerância para beber e dirigir é zero, conforme a Lei n° 11.705 de 2008, conhecida popularmente como Lei Seca.

Com o açúcar o corpo funciona mais rápido, ajuda a quebrar o álcool e ainda anima. Dá sensação de bem-estar. Mito: só o refrigerante comum alivia os sintomas da ressaca. Os refrigerantes diet têm menos açúcar, substância que contribui para a quebra do álcool, então perdem para os comuns nesse quesito.

Para curar a ressaca é importante fazer uma alimentação saudável, beber bastante água e tomar remédios, como Estomazil ou ibuprofeno, por exemplo, que ajudam a aliviar sintomas como enjoos, má digestão e dor de cabeça.

Tempo seguro para dirigir
Alguns testes de alcoolemia utilizados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) podem detectar traços de álcool até 12 horas depois do consumo. Mas esse período pode ser maior, chegando a 24 horas, a depender da quantidade consumida de bebida alcoólica.

As pessoas perguntam se glicose ou café forte, por exemplo, ajudam a eliminar o álcool mais depressa. Isso não acontece sob hipótese alguma. Drauzio – O fígado tem a capacidade de metabolizar um copo de vinho por hora. Um copo de vinho equivale a uma latinha de cerveja ou a uma dose de destilado…

Frutas cítricas como a laranja possuem índices altos de vitamina C. Essa substância ajuda o fígado a quebrar as moléculas do álcool, deixando o organismo limpo e sóbrio, sem os sintomas da ressaca.

Melão. O melão é uma ótima fonte de carboidratos naturais, que ajudam a manter o nível de glicose no sangue adequado após o prejuízo causado pelo consumo de álcool.

O chocolate equilibra esse quadro, pois contém alta dose de açúcar em sua composição. Segundo uma publicação do The American Journal of Clinical Nutrition, a frutose e a vitamina C limpam 100% dos resquícios do álcool no sangue, o que, naturalmente, minimiza os efeitos das bebidas no organismo.

E uma das maneiras mais simples (e rápidas) de recuperar as reservas de energia é por meio da frutose (açúcar oriundo das frutas). Encontrada em frutas, a frutose acelera o processamento do álcool pelo corpo.

Bebidas doces podem conter altas doses de frutose e glicose. A frutose pode apenas ser metabolizada no fígado, porque o fígado é o único organismo com o transporte bioquímico para ela. Funciona também dessa forma com o álcool, por isso a junção dessas substâncias se tornam uma bomba para o organismo.

Cerveja e vinho doce contêm carboidratos e podem elevar o açúcar no sangue. O álcool estimula o apetite, o que pode fazer com que você coma em excesso e pode afetar o controle do açúcar no sangue.