O que não pode fazer quando está tomando metronidazol?

Perguntado por: elancastre . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 16 votos

Álcool: bebidas alcoólicas e medicamentos contendo álcool não devem ser ingeridos durante o tratamento com metronidazol e no mínimo 1 dia após o mesmo, devido à possibilidade de reação do tipo dissulfiram (efeito antabuse), com aparecimento de rubor, vômito e taquicardia (aceleração do ritmo cardíaco).

Sempre devemos recomendar abstinência alcoólica durante o tratamento com Metronidazol para evitar o efeito antabuse. Também é bom orientar a paciente a, preferencialmente, não ter relação sexual durante o tratamento e utilizar preservativo se tiver.

Quais são os efeitos colaterais do metronidazol
As reações adversas mais comuns são: Náuseas e outros distúrbios gastrointestinais. Alterações no paladar. Dor de cabeça.

Metronidazol comprimido começa a fazer efeito 1 hora após a ingestão (80% do medicamento). Em duas horas o medicamento já foi completamente absorvido.

Em duas horas o medicamento já foi completamente absorvido. Metronidazol pode ser indicado para os parceiros das mulheres em tratamento (dose única) e, dependendo da dose e doença, a posologia varia entre 2 a 4 vezes ao dia, entre 5 e 10 dias, em média.

Em relação ao metronidazol usado por via intravaginal, a taxa de efeitos colaterais é mais baixa e costuma ficar restrita à região genital, sendo o corrimento vaginal o efeito adverso mais comum. Sintomas gastrointestinais costumam surgir em menos de 5% dos pacientes, uma taxa 50% mais baixa que nos comprimidos.

Metronidazol é indicado para o tratamento de:
Giardíase (infecção do intestino delgado causada pelo protozoário flagelado Giardia lamblia); Amebíase (infecção causada por alguma espécie de ameba); Tricomoníase (infecções produzidas por várias espécies de Tricomonas);

O metronidazol possui metabolismo hepático dose-dependente e na presença de insuficiência hepática a meia-vida da droga pode exceder 18 horas3. Sua metabolização no fígado resulta na formação de dois metabólitos, um deles com meia-vida de 12 horas e 50% da ação do metronidazol contra o Trichomonas1.

A primeira opção de tratamento recomendado inclui: Metronidazol 250mg, 2 comprimidos VO, 2x/dia, por 7 dias OU Metronidazol gel vaginal 100mg/g, um aplicador cheio via vaginal, à noite ao deitar-se, por 5 dias.

Tomar após as refeições. Para crianças, Metronidazol – FURP deve ser usado preferencialmente na forma de suspensão – Metronidazol – FURP Suspensão Oral (benzoilmetronidazol).

2 g, em dose única; ou 250 mg, 2 vezes ao dia, durante 10 dias; ou 400 mg, 2 vezes ao dia, durante 7 dias. O esquema a ser utilizado deve ser individualizado. Esta posologia pode ser aumentada, a critério do médico, e o tratamento repetido, se necessário, depois de 4 a 6 semanas.