Quanto tempo tem que comer antes do treino?

Perguntado por: agouveia . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.6 / 5 5 votos

Até 1 hora antes do treino: você pode consumir fontes de carboidrato adicionadas de fibras (pão integral com geléia, banana com aveia e mel, iogurte com chia, etc.). 30 minutos antes do treino: o recomendado é comer apenas uma fonte rápida de carboidrato como um suco natural ou uma fruta sem casca.

Até 30 minutos antes do exercício é possível se alimentar sem prejudicar o treino, a nutricionista recomenda ingerir alimentos de rápida digestão, como sucos de frutas.

Se você se exercita de manhã, é recomendável acordar o mais cedo possível para iniciar seu plano alimentar. Se você não puder fazer isso, consuma alimentos que sejam fonte de carboidratos, mas de fácil digestão (como uma banana), de 20 a 30 minutos antes de começar a se exercitar.

No entanto, de uma maneira geral, podemos dizer que o ideal é comer em um intervalo que se mantenha entre trinta minutos a uma hora antes do treino. Refeições mais ricas em calorias, via de regra, exigem mais tempo, enquanto lanches rápidos e em pouca quantidade podem ser feitos logo antes de começar a sua atividade.

O organismo absorve, em geral, cerca de 30g de proteínas por refeição, então, não há sentido condensar quantidades bem maiores em um só momento. Antes do treino, pode-se associar a ingestão de proteínas, mas a prioridade deve ser consumir carboidratos, que são alimentos energéticos, como frutas e cereais integrais.

Treinar em jejum faz mal pra ganhar massa muscular? Sim, treinar em jejum atrapalha a hipertrofia. Sem energia, o treino pode não evoluir por conta justamente desse processo de consumo de combustível, que normalmente vêm dos carboidratos.

No caso de atividades mais longas e com alta intensidade, vale investir em carboidratos que têm uma absorção mais lenta, por exemplo: integrais, aveia, granola, castanhas e batata-doce. Nas práticas mais curtas, é melhor ingerir carboidratos de rápida absorção, como frutas, tapioca, geleia e água de coco.

Não existe um horário específico para você se alimentar, contudo, a alimentação pré-treino deve ser realizada no mínimo meia hora antes dos exercícios.

O indicado entre os especialistas é que a refeição aconteça no máximo 40 minutos antes de começar o treino.

Alimentos como aveia, farelos, granola, vegetais folhosos e frutas (com casca e bagaço) devem ser evitados no cardápio do que comer antes de treinar.

Então, ficamos mais vulnerável a distensões e machucados, ao amanhecer. A recomendação, nesse caso é praticar exercícios entre as 16 e 20 horas. Se você tiver problemas em manter uma rotina de exercícios, a manhã pode ser o melhor horário para se exercitar, dizem os especialistas.

O aquecimento antes do treino é primordial. Essa é uma etapa que ajuda a evitar lesões e até mesmo cãibras durante o treino, preparando o corpo para as atividades que serão praticadas. Por esse motivo, faça 10 minutos de atividade aeróbica, seja esteira, bicicleta, antes de iniciar o treino de musculação.

Ou seja, segundo a ciência, não comer antes de treinar não faz diferença na perda de gordura, mas faz no treino em si, como mostra uma outra pesquisa publicada no Journal of Applied Physiology. Segundo este e outros vários estudos, comer antes de treinar faz com que você tenha um desempenho melhor nos exercícios.

Outra dúvida muito comum é se pode ou não consumir proteína antes do treino, como os ovos, por exemplo. Segundo a profissional entrevistada, pode sim. “Os ovos são uma excelente fonte de proteína e podem ser incluídos em uma refeição pré-treino.

Cafeína, termogênicos e outros suplementos pré-treino
Mas eles podem ser indicados em alguns casos, segundo Costa. “Se a pessoa treina pela manhã e se sente muito cansada, pode incluir a cafeína, seja em forma de café mesmo ou suplemento.