Quanto tempo tem de vida quem faz hemodiálise?

Perguntado por: evargas . Última atualização: 13 de julho de 2023
4.1 / 5 3 votos

A sobrevida média, segundo a literatura, é de 10 anos, mas sabemos que isso depende de muitos fatores, como serviço, atendimento, horas de diálise, etc.

Em casos da insuficiência renal crônica, na qual os rins não funcionam adequadamente, a hemodiálise pode ser mantida por toda a vida ou até que seja feito um transplante renal.

Confira o que deve ficar fora da lista de consumo: Queijos; Miúdos (moela, fígado, coração, sarapatel, dobradinha, chouriço); Embutidos (salsicha, mortadela, linguiça, salame, presunto);

A insuficiência renal crônica é um problema que pode ser tratado. A abordagem é adequada à necessidade de cada pessoa, podendo trazer bons resultados na remissão dos sintomas e na prevenção do avanço da doença. No entanto, a perda da função dos rins não pode ser revertida.

Para manter uma boa função renal, é preciso ter uma dieta equilibrada, evitar excessos de sal, sobrecargas de proteínas, sobrepeso e obesidade, manter um bom controle dos níveis de glicemia e a pressão arterial controlada, não fazer uso de medicações que são tóxicas aos rins (como anti-inflamatórios), ingerir água em ...

Alguns pacientes podem sentir dor de cabeça, câimbras, reações alérgicas, enjoos e calafrios. De qualquer forma, as sessões de hemodiálise em clínicas ou hospitais são sempre realizadas com a presença de uma equipe de enfermagem e um médico.

Portanto, essa água ingerida fica acumulada nos tecidos do corpo até ser removida na próxima sessão de diálise. Para isso, é recomendado que os pacientes renais não bebam muita água, para evitar a progressão da doença, tais como, inchaços, aumento da pressão arterial e edema agudo no pulmão.

De modo geral, pacientes que sofrem de insuficiência renal crônica grave precisam realizar o procedimento de forma contínua. No entanto, dependendo do caso, o doente e o nefrologista, em conjunto, podem decidir pela troca do tratamento, optando pela diálise peritoneal ou até mesmo o transplante de rim.

E o peso, como funciona na hemodiálise? Lembre - se: A restrição líquida engloba água, leite, suco, chá, café, sopa, caldo, iogurte, gelatina e todos os alimentos que têm, em sua composição, grande quantidade de água, principalmente frutas (ex: melancia, melão, abacaxi), verduras e legumes. Sim.

Ou seja, o paciente pode consumir a mesma quantidade de líquidos que urina, mais 500 ml, equivalentes as perdas naturais ao longo do dia. Consideramos líquidos: água, chá, refrigerantes, bebidas alcoólicas, sucos, sorvetes, sopa, café, leite, iogurtes etc…

Depois que começar a fazer hemodiálise, há chances do rim voltar a funcionar ? Não, se o paciente tiver doença renal crônica avançada, seus rins não voltarão a funcionar mesmo fazendo hemodiálise. A diálise é apenas um método de substituição do rim e não tem a capacidade de reverter lesões renais.

Oscilações da pressão arterial intradialítica, mudanças rápidas de volume, dificuldades de acesso vascular e desequilíbrio da hemodiálise agravam o déficit cognitivo. Um estudo comparativo recente revelou que pacientes em diálise com mais de 80 anos não apresentam benefício na sobrevida.