Quanto tempo para secar linguiça?

Perguntado por: ucavalcante . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Dê um nó no final da tripa para começar a ensacar. Nesta etapa, você pode decidir se sua linguiça vai ser contínua ou em gomos. Depois disso, deixe a linguiça secar por uma ou duas horas, tempo apenas para a água externa da tripa secar.

2. Recheie a tripa e amarre as pontas com barbante. 3. Pendure em local fresco, por no mínimo sete dias, para secar.

A cada 2 dias pincele com azeite a linguiça para que o sal expelido durante o processo se dissolva, não deixando o produto muito salgado, melhorando sua aparência e evitando o bolor. Feito isso, geralmente entre uma semana e dez dias a linguiça estará seca e pronta para o consumo.

Linguiça caseira não precisa de "cura", basta colocar no Sol por 2 dias. É necessário 12 horas de tempero.

Bastando colocar a linguiça ( recém feita) sobre a grade da geladeira, com um aparador de líquidos embaixo. Sempre coloque na parte mais alta da geladeira para ter menor correspondência de aromas. Com temperaturas invernais e possível curar no tempo, apenas pendurando e virando suas deliciosas linguiças.

Observe a distância entre a linguiça e o fogo
Calcule uma distância de mais ou menos 30cm, deixando assar por cerca de 50 minutos. Lembre-se de virar as linguiças para que elas fiquem assadas igualmente, por dentro e por fora.

Uma linguiça perfeitamente cozida deve ter uma temperatura interior entre 60 e 66 ºC ao terminar de ser cozida. Se você tiver um termômetro de carne, sinta-se livre para verificar durante o cozimento para que suas linguiças fiquem perfeitamente cozidas.

Furar as linguiças faz com que se perca muito líquido e gordura, ficando seca, com a textura bem alterada e perdendo aquele sabor e suculência que nos faz salivar só de pensar nas linguiças bem preparadas.

A dica é guardar o alimento dentro da geladeira. O tempo ideal para o consumo é de 30 a 60 dias, mas varia de acordo com o tipo de embutido, além disso, cada produto tem sua validade e o local adequado para o armazenamento.

Coloque as linguiças na zona de calor indireto, longe da chama, do fogo direto, para evitar que elas queimem e estourem. Lubrifique as linguiças: pincele as linguiças com um pouco de óleo vegetal ou manteiga para ajudar a evitar que elas grudem na grelha.

Além disso, coloque um pouco de água gelada ou gelo na mistura. Isso vai baixar a temperatura da gordura e deixar tudo mais homogêneo.

Cheiro. Essa é a forma mais fácil de identificar se a carne está estragada, pois ela geralmente apresenta um cheiro forte de mofo ou um odor azedo. Quando você abre o pacote, sente esse cheiro desagradável e rançoso de longe. Cada carne tem um cheiro característico, então preste atenção nisso.

As tripas naturais são ideais para linguiças frescas, chouriço, embutidos fermentados secos como pepperoni, salames italianos, calabresa defumados, linguiças de frango, linguiças de porco, linguiça de carneiro e salsichas de aperitivos.

Linguiças cozidas
A calabresa e a linguiça tipo paio são excelentes alternativas para se ter na geladeira. Claro que, elas só duram semanas se não foram abertas ainda. Caso você já tenha utilizado um pedaço desses alimentos para fazer alguma receita e sobrou, deixe-as embaladas e faça seu consumo em até 5 dias.

quatro dias

GELADEIRA: Deixe a linguiça na geladeira por no máximo quatro dias, caso necessário congele.

Esse processo é longo, pode levar entre 20 e 60 dias dependendo do ponto que deseja, quando mais tempo, mais saboroso e rígido o salame ficará. O importante é manter a temperatura em aproximadamente 14 graus.