Quanto tempo linguiça estraga na geladeira?

Perguntado por: enogueira . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.3 / 5 16 votos

GELADEIRA: Deixe a linguiça na geladeira por no máximo quatro dias, caso necessário congele.

De acordo com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por exemplo, os queijos duram, em média, três dias na geladeira após abertura. Já os embutidos não devem ser armazenados por mais de cinco dias, mesmo que acondicionados corretamente na geladeira.

Cheiro. Essa é a forma mais fácil de identificar se a carne está estragada, pois ela geralmente apresenta um cheiro forte de mofo ou um odor azedo. Quando você abre o pacote, sente esse cheiro desagradável e rançoso de longe. Cada carne tem um cheiro característico, então preste atenção nisso.

Linguiças cozidas
Calabresa (defumada ou não), paio e outras linguiças do tipo que foram cozidas previamente também tem boa duração, desde que a embalagem não seja aberta. Após abrir, envolva em filme plástico e consuma em até cinco dias.

Derivados do porco como bacon, linguiça e presunto – 1 a 2 meses. Estes alimentos podem proliferar micro-organismos no freezer, por isso o tempo de conservação é limitado. É importante também armazená-los ou na própria embalagem fechada ou em potinhos plásticos.

Pois bem, para a manutenção das carnes, que isso não gere risco à saúde, a US Food and Drug Administration recomenda a “regra das duas horas”. Basicamente, carnes e outros produtos que precisam de refrigeração não devem permanecer em temperatura ambiente por mais de duas horas.

Tempo de congelamento
O tempo varia de acordo com o tipo de carne. Por exemplo: a carne bovina fresca pode ficar até 12 meses, já a processada não pode passar de dois meses, assim como linguiças, salsichas e bacon. Carne moída e hambúrgueres devem ser mantidos congelados por até três meses.

Não há muita margem de manobra com as carnes processadas. Não arrisque mais do que um dia depois da data. Quando a carne é processada ou picada, ela fica exposta a bactérias como a E. coli, que se proliferam rapidamente mesmo sob refrigeração.

A carne é um dos alimentos mais perecíveis que existem e por isso se torna um risco para infecções como as parasitoses intestinais. Esse risco é maior ao comer a carne mal passada ou crua. Por outro lado, quando bem passada, a tendência é que os agentes infectantes sejam destruídos, o que diminui o perigo.

superfície melada
Excesso de água e gordura na fórmula; Utilização de gordura com baixo ponto de fusão; Falha no cozimento.

O nitrito, inclusive, é o conservante responsável pelo tom rosado de grande parte dos alimentos provenientes do porco — como a linguiça, o presunto etc. É também o nitrito um dos mais polêmicos conservantes do mercado: além de estar vinculado a alguns tipos de câncer, ele reduz a libido.

O local deve ser seco, arejado e livre de insetos. Guarde os embutidos em uma geladeira, mas nunca em sacola plástica. Para manter sua propriedade natural, é indicado o seu consumo em até 60 dias.