Quanto tempo leva para o soro caseiro faz efeito?

Perguntado por: avasconcelos . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.2 / 5 17 votos

Para que cause o efeito desejado, soro caseiro deve ser tomado nas 24 horas seguintes ao seu preparo.

No caso das crianças, o soro caseiro repõe a água e os sais perdidos na diarreia ou vômitos, impedindo o óbito em casos graves – ele é considerado uma das mais eficazes intervenções primárias de saúde (3). O soro, vale lembrar, não vai parar o vômito ou a diarreia, vai apenas repor líquido perdidos.

Porque o sal e o açúcar possuem elementos que fixam a água no organismo, evitando que ele se desidrate.

Orientações em caso de diarreia
Dê preferência ao soro caseiro ou a bebidas que contenham sódio e potássio, como água de coco. É importante ingerir de 50 a 100 mL (meio copo americano) de líquido depois de cada ida ao banheiro.

10 mL por quilo de peso cada vez que o paciente tiver um episódio de diarreia. 2 mL por quilo de peso cada vez que o paciente tiver um episódio de vômito. Nas crianças, o recomendado é 50 mL por quilo de peso a cada 4 horas. Ex: uma criança de 10 quilos deve consumir 500 mL de soro no período de 4 horas.

Sem a mistura, a ingestão da água pura não hidrata, pois o corpo não consegue reter o líquido”, afirma o pediatra Luiz Afonso Mariz, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Em um quadro leve, a pessoa pode sentir muita sede e ficar com a boca seca. À medida que avança para uma desidratação moderada, poderá apresentar diminuição de suor, menor frequência urinária e urina com coloração mais forte, dores de cabeça, fraqueza, sonolência, tontura e até redução nos batimentos cardíacos.

Hidratação eficaz: o soro caseiro é uma solução de rápida absorção pelo organismo, o que significa que ajuda a hidratar o corpo de forma mais eficaz do que a água pura.

O ideal é que seja feita com soro fisiológico. Isso porque o soro é uma solução isotônica e irá realizar apenas a limpeza, sem agredir a mucosa. Além disso, o uso de água pode causar ardor.

Nesses casos, é fundamental repor os líquidos e eletrólitos perdidos. A opção mais indicada são as fórmulas comerciais de soro de reidratação, disponíveis em farmácias e em unidades básicas de saúde.

Para preparar o soro caseiro, misture em um litro de água (mineral, filtrada ou fervida, mas já fria) uma colher pequena (tipo cafezinho – 3,5g) de sal e uma colher grande (tipo sopa – 20g), de açúcar e misture bem. Pode ser consumido gelado ou em temperatura ambiente.

Segundo a Dra. Zuleica Barrio Bortoli, gastroenterologista do Hospital Brasília, o melhor remédio para infecção intestinal é a hidratação. Para isso, o profissional de saúde pode indicar o consumo de água, água de coco, chás e isotônicos. Caso a hidratação por via oral não seja viável, o indicado é soro intravenoso.