Quanto tempo leva para o pulmão de um fumante fica preto?

Perguntado por: lpereira . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.6 / 5 2 votos

Tabagismo leva 20 anos para desenvolver DPOC.

O pulmão negro é causado pela inspiração de pó de carvão durante um longo período (geralmente mais de 10 anos).

Para as pessoas que preferem visualizar a questão com mais clareza, um vídeo produzido recentemente pela organização anti-tabagista MEDInspiration mostra como um par de pulmões humanos fica após o consumo de 20 cigarros, isto é, aproximadamente um maço.

Entre 2 a 12 semanas, a circulação melhora e a função pulmonar aumenta. Entre 1-9 meses, a tosse e a falta de ar diminuem. Dentro de 5 a 15 anos, o risco de AVC é reduzido ao de um não fumante. Em 10 anos, a taxa de mortalidade por câncer de pulmão é cerca de metade da de um fumante.

O pulmão do fumante fica preto por causa do carvão que o cigarro tem. As substâncias tóxicas do cigarro causam um processo inflamatório que leva ao enrijecimento dos pulmões. Eles perdem elasticidade e o tecido começa a fibrosar.

Mas isso pode ser resolvido se você começar a parar de fumar agora. O risco de desenvolver um câncer de pulmão cai pela metade depois de 10 anos sem fumar. Outra consequência do tabagismo para a saúde do pulmão é o desenvolvimento da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

Chiado, tosse, respiração ofegante, falta de ar.

Os pulmões e suas estruturas até podem se regenerar e permitir melhora na qualidade de vida, mas os danos acumulados são irreparáveis. Ao cessar o tabagismo, a recuperação começa imediatamente. Mesmo após anos fumando, alguns meses são suficientes para promover melhora na qualidade de vida da maioria dos fumantes.

Não existe uma quantidade segura de cigarro. O cardiologista e consultor do Bem Estar Roberto Kalil lembra que o cigarro aumenta em 30% o risco de infarto.

Então, entre os primeiros males do cigarro que já precisam de atenção, podemos citar:

  • Dependência química. Esse é um problema que deve ser ressaltado, o cigarro é um vício. ...
  • Dificuldade de manter o fôlego. ...
  • Tosse constante. ...
  • Alergias respiratórias. ...
  • Irritação da gengiva e cáries. ...
  • Mau hálito e paladar.

Os dados mostram que as pessoas que fumam menos de um cigarro por dia têm 9 vezes mais risco de morrer de câncer de pulmão. As que fumam entre um e 10 cigarros por dia multiplicam o risco por 12.

Embora os pulmões danificados nesse nível não possam se recuperar totalmente, parar de fumar ainda é a melhor maneira de limitar ainda mais a deterioração.

Deixar de fumar de repente não é indicado. Mas pior do que deixar de fumar de repente, é continuar a fumar. Estão comprovados todos os prejuízos associados ao tabagismo. Fumar aumenta muito o risco de diversos cancros, nomeadamente o cancro do pulmão, bem como o risco de desenvolver um acidente vascular cerebral.

O pulmão negro simples, normalmente, não causa sintomas. No entanto, dispnéia e tosse aparecem facilmente em vários dos indivíduos acometidos com fibrose maciça, pois normalmente os mesmos apresentam enfisema ou bronquite. Já nos casos mais avançados, há a presença de tosse e, muitas vezes, dispnéia incapacitante.

Toda vez que um fumante termina um único cigarro, um maço inteiro ou um pacote fechado, ele perde uma quantidade considerável de tempo de vida. Conforme o estudo, o cálculo correto é que as pessoas percam, em média, 11 minutos de vida por cigarro fumado, 3h4o por maço, e até uma dia e meio por pacote.