Quanto tempo leva para curar a gastrite?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.5 / 5 9 votos

A gastrite pode durar pouco tempo, na chamada gastrite aguda ou pode durar até meses e anos, na chamada gastrite crônica. Ambas podem ser tratadas e curadas, mas para isso é necessário um diagnóstico preciso e um tratamento adequado.

A gastrite pode ser aguda ou crônica. A inflamação repentina e acentuada do revestimento do estômago é chamada gastrite aguda. A inflamação que dura por muito tempo é chamada gastrite crônica. Se a gastrite crônica não for tratada, pode durar por anos ou até mesmo uma vida inteira.

A indicação é que seja consumido um Omeprazol ao dia pelo tempo máximo de 4 semanas. Existem casos específicos que esse período pode ser estendido por mais 4 semanas. Já os mais severos de esofagite e refluxo, geralmente são dois comprimidos ao dia pelo tempo de 8 semanas.

Hábitos e alimentos que ajudam a controlar a gastrite

  1. legumes e verduras cozidos; ...
  2. maçã, melão, banana, pera, mamão, frutas vermelhas; ...
  3. peixes como sardinha, arenque, cavala, salmão e truta; ...
  4. linhaça; ...
  5. gengibre; ...
  6. batata.

A dor da gastrite é circunscrita, começa na região epigástrica, logo abaixo do esterno, osso vertical situado na parte anterior do tórax. Na prática, a queixa é de dor na “boca do estômago” que pode irradiar-se para outras regiões do corpo e confundir-se até com a dor do infarto, por exemplo.

Em suma, essa classificação possui duas fases: A chamada superficial ou leve, até a mais grave, denominada de atrofia gástrica. Logo a atrofia, é a quando, a parede do estômago está quase destruída por completo. Ou seja, pode evoluir à um câncer.

Hábito importante para pessoas que sofrem de gastrite
Beber água pela manhã auxilia nos níveis de acidez provocados por problemas estomacais, como a gastrite. Para quem tem esse problema a dica é beber água antes da primeira refeição diariamente para diminuir possíveis desconfortos.

O uso contínuo (por algumas semanas) de omeprazol é recomendado para o tratamento de algumas doenças do estômago, sendo que em alguns casos o tratamento prolongado é necessário. Até o momento não foram encontradas evidências de que seu uso prolongado possa causar algum dano para o paciente.

O tratamento de primeira linha deve ser feito com amoxicilina 1g + claritromicina 500mg + omeprazol 20mg (ou outro IBP – p.ex: pantoprazol 40 mg, lansoprazol 30 mg, esomeprazol 20 mg, dexlansoprazol 60mg), todos os medicamentos a cada 12 horas, por 14 dias.

Por isso, o medicamento não é indicado para pessoas que sofrem de problemas gástricos, como refluxo, gastrite e úlcera.