Quanto tempo é necessário deixar o feijão de molho?

Perguntado por: etorres3 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.1 / 5 2 votos

12 horas

O tempo de molho pode variar dependendo do tipo de feijão, mas geralmente varia de 6 a 12 horas. Depois de deixar o feijão de molho, você deve enxaguar bem os grãos antes de cozinhá-los na panela de pressão.

12 horas

Quando ingerido e fermentado em nosso organismo, produz gases que nos geram aquele famoso desconforto. A solução para esse problema está em deixar o feijão de molho por um longo periodo, de aproximadamente 8 a 12 horas. Dessa maneira, o fitato se dissolverá na água e sua digestão será muito melhor.

O processo de remolho rápido consiste em usar o calor para hidratar e amolecer os grãos, além de eliminar as toxinas presentes. Para isso, lave os feijões em água corrente, e coloque uma panela grande e adicione o dobro de água e leve ao fogo (sempre alto).

Antes de mais nada, é importante reforçar que o tempo ideal para deixar o feijão de molho, segundo estudos, é de 8 a 12 horas.

Servir somente o caldo do feijão é bom para evitar os gases, mas ainda mantendo seus principais nutrientes. Além disso, quando o feijão é bastante cozido, ele fica mais macio e o amido presente em sua composição se torna mais facilmente digerido.

“Nessa hora, eu tiro a espuma branca que fica no feijão e cozinho em outra água, rapidamente. É mais saudável e super prático”, sugere. Essa espuma, de acordo com Cilene, é prova de que a fermentação ocorreu e de que o produto está livre das substâncias que prejudicam a absorção dos nutrientes.

O simples fato de hidratar os grãos irá ativar as fitases e oxalases, enzimas responsáveis por quebrar os fitatos e oxalatos dos grãos. Guardar na geladeira é importante para conter o desenvolvimento de microrganismos (eles se desenvolvem na umidade, em temperatura ambiente e em pH neutro, geralmente).

feijão azuki

Opte pelo o feijão azuki
Se você ainda sofre bastante com o desconforto intestinal ocasionado pelo feijão carioca tradicional, opte pelo feijão azuki, por menor quantidade desses oligossacarídeos, assim, diminuirão os gases.

15 minutos

Comece descartando a água do molho. Só então você leva o feijão para a panela de pressão e segue a seguinte medida: para cada xícara de chá de feijão, junte 3 xícaras de chá de água. O tempo de cozimento deve ser contado a partir do momento que a panela pega pressão: de 10 a 15 minutos, conforme a quantidade de feijão.

Esse é um aditivo alimentar, um composto químico, utilizado no molho em alguns restaurantes, para diminuir o tempo de cozimento, principalmente do feijão. A Anvisa libera este aditivo, de forma moderada, uma vez que ele não modifica os nutrientes do alimento.

Não é indicado deixar o feijão de molho por mais de 24 horas. Não há problemas em deixar por pouco mais de 12 horas, mas também não é necessário. Vale ressaltar que depois de muito tempo na água o grão também tende a ficar mais mole e a textura pode desagradar após o cozimento.

Para preparar o feijão em nossas casas, o ideal é deixá-lo de molho de um dia para o outro na água, para depois cozinhar, Isso libera boa parte da lectina da casca. É preciso aquecer os grãos em um local úmido.