Quanto tempo durou a guerra dos 100 anos?

Perguntado por: . Última atualização: 29 de junho de 2023
4 / 5 16 votos

A Guerra dos Cem Anos foi uma série de conflitos travados entre os reinos da Inglaterra e da França durante o final da Idade Média. Originou-se de reivindicações inglesas ao trono francês entre a Casa Real Inglesa de Plantageneta e a Casa Real Francesa de Valois.

116 anos

Em 1429, após a tomada de Orleans, Carlos VII foi coroado rei. Em 1436, Paris foi libertada. A partir deste episódio, os ingleses foram sendo gradualmente derrotados, até serem definitivamente expulsos em 1453. Em geral, o conflito durou por 116 anos.

Por que a Guerra durou mais de cem anos? Na realidade a Guerra dos Cem Anos durou este longo tempo por alternar entre lutas, vitórias, derrotas e tréguas. Interrupções, inclusive, não faltaram, como calamidade, a peste negra e a fome nos países.

franceses

Por meio das vitórias militares iniciadas por Joana D'Arc, os franceses conseguiram vencer a Guerra dos Cem Anos. Ouça o texto abaixo em aúdio! A Guerra dos Cem Anos foi um conflito que marcou o processo de formação das monarquias nacionais da França e da Inglaterra.

A Segunda Guerra Mundial foi o maior conflito armado já travado em toda a história da humanidade. Seu tempo de duração foi de seis anos, indo de setembro de 1939 a setembro de 1945. O número de mortos da Segunda Guerra varia entre 50 e 70 milhões.

Resumo sobre a Guerra dos Cem Anos
O estopim da guerra aconteceu quando o rei da Inglaterra, Eduardo III, alegou ter parentesco com o monarca falecido da França, a fim de tomar o trono e fortificar as relações comerciais. O primeiro período se deu entre 1337 e 1364 e considera-se que foi vencido pelos ingleses.

1 de setembro de 1939 – 2 de setembro de 1945

Guerra dos Trinta Anos estendeu-se de 1618 a 1648, sendo um dos maiores conflitos da história europeia. Marcou o início da decadência do Sacro Império Romano-Germânico. A Guerra dos Trinta Anos aconteceu na Europa Central entre 1618 e 1648, sendo, na história europeia, um dos conflitos de maior mortalidade.

A Guerra das Duas Rosas foi um conflito entre duas famílias da nobreza inglesa (York e Lancaster) do século XV pela sucessão do trono. A guerra teve fim com a vitória dos Lancaster e como consequência houve a consolidação da monarquia absolutista na Inglaterra.

Em 7 de dezembro de 1941, o Japão atacou de surpresa a base naval americana de Pearl Harbor, no arquipélago do Havaí. Uma manobra surpreendente que causou consternação e que provocou a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial, o que mudou radicalmente o destino do conflito.

Guerra dos Cem Anos - derrota inglesa: Do Tratado de Brétigny a Joana D'Arc - UOL Educação.

O conflito envolveu 17 países dos cinco continentes como: Alemanha, Brasil, Áustria-Hungria, Estados Unidos, França, Império Britânico, Império Turco-Otomano, Itália, Japão, Luxemburgo, Países Baixos, Portugal, Reino da Romênia, Reino da Sérvia, Rússia, Austrália e China.