Quem foi Che Guevara?

Perguntado por: ivieira . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.6 / 5 6 votos

Ernesto Guevara de la Serna, mais conhecido como Che Guevara, foi um revolucionário marxista, médico, autor, guerrilheiro, diplomata e teórico militar argentino. Uma figura importante da Revolução Cubana, seu rosto estilizado tornou-se um símbolo contracultural de rebeldia e insígnia global na cultura popular.

Che Guevara foi um dos líderes da Revolução Cubana, ele também fomentou outras organizações guerrilheiras latinas e africanas. Era médico e também atuou como jornalista. Devido aos seus anos de luta socialista, Che Guevara tornou-se símbolo do que ficou conhecido como “contracultura”.

Embora as contas variem, estima-se que várias centenas de pessoas tenham sido executadas em todo o país durante esse período, com o total de mortes jurisdicionais por Guevara em La Cabaña variando de 55 a 105. Diferentes pontos de vista existem de sua atitude em relação às execuções em La Cabaña.

Che Guevara ficou conhecido por ser um revolucionário argentino que teve papel de relevância na Revolução Cubana. Foi assassinado por soldados bolivianos em 1967.

Guevara se tornou o braço direito de Fidel Castro, foi presidente do Banco Nacional e mais tarde Ministro da Indústria de Cuba. Acreditava na construção do Socialismo. Na Bolívia, organizou um grupo guerrilheiro com o objetivo de unificar o regime político da América Latina.

A frase, de acordo com Che, deveria ser escrita assim: 'Até à vitória, sempre Pátria ou Morte'", diz Soriano.

Mario Terán

Mario Terán (Cochabamba, 9 de abril de 1942 – Santa Cruz de la Sierra, 10 de março de 2022) foi um militar boliviano que matou o revolucionário argentino Che Guevara em 9 de outubro de 1967 em uma escola pública no povoado de La Higuera, na Bolívia.

Che Guevara não se satisfez com levar a revolução apenas a Cuba. Ele tinha uma visão internacionalista e, portanto, desejava espalhá-la por outros locais, inclusive seu país natal, a Argentina. Ele incentivou a formação de um grupo revolucionário nesse país, mas o grupo fracassou.

Guevara viajou por vários países da América Latina quando vivo, escrevendo diários que, posteriormente, viriam a ser publicados como livros, e conquistando simpatizantes por onde passava. Porém, no dia 9 de outubro de 1967, ele foi morto a fuzilamento na pequena aldeia de La Higuera, na Bolívia , por militares.

Morre na aldeia de “La Higuera”, no dia 9 de outubro de 1967. Nas palavras de Che: “Prefiero morir de pie, a vivir arrodillado” (Prefiro morrer de pé que viver sempre ajoelhado).