Quanto tempo dura uma crise de urticária?

Perguntado por: esilva . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.5 / 5 15 votos

De acordo com o tempo de duração, a urticária pode ser: – aguda: quando os sinais e sintomas desaparecem em menos de seis semanas; – crônica: quando os sintomas duram por seis semanas ou mais. Pesquisas mostram que a forma aguda pode ser desencadeada por estímulos de origem imunológica ou não imunológica.

O tratamento na urticária aguda consiste na administração de anti-histamínicos (também conhecidos como comprimidos antialérgicos) e, em alguns casos de maior gravidade, também com corticóides.

Alimentos dietéticos e adoçantes artificiais podem piorar certas urticárias. Como o calor pode piorar o quadro urticariforme, durante períodos de crise tente esfriar a pele. No caso de lesões em áreas limitadas, passe um cubo de gelo. Em áreas maiores tome um banho frio.

Em alguns casos, a coceira e o inchaço também são comuns. Para ser considerada um problema crônico, a urticária deve ocorrer por um período igual ou superior a 6 semanas. Em linhas gerais, as lesões provocadas pela urticária são breves, tendo sua aparência restabelecida entre 1 e 24 horas.

Se a causa for identificada em uma urticária que durou menos que 6 semanas, a causa é geralmente uma reação alérgica a uma substância específica, uma infecção aguda ou uma reação não alérgica a uma substância específica.

Uma opção segura, disponível e bem tolerada é a Loratadina, outras opções incluem a cetirizina, a desloratadina e a fexofenadina, porém com custo mais elevado. Pode ser necessário utilizar 2 a 4 vezes a dose usual do anti-histamínico de segunda geração para controle dos sintomas.

É muito difícil definir o fator desencadeante de grande parte dos episódios de urticária crônica espontânea. Estudos recentes indicam que muitos desses quadros podem estar associados a uma doença autoimune, que se instala quando o sistema imunológico produz anticorpos que agridem o próprio organismo.

COMIDAS COM ADITIVOS, CORANTES E CONSERVANTES: Macarrão, frios, salsicha, queijos amarelos, nozes e amendoim. BEBIDAS: TEMPEROS: Refrigerantes, sucos artificiais, bebidas alcoólicas.

Coçar a lesão pode favorecer a liberação de histamina”, explica a especialista.

A alergia realmente piora à noite? Não é impressão. Alergias como asma, rinite, urticária e dermatite podem piorar durante a noite e atrapalhar a qualidade do seu sono. Isso porque no período noturno, nosso corpo tem alterações hormonais.