Quanto tempo dura o veneno do escorpião no corpo?

Perguntado por: . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.9 / 5 9 votos

A velocidade de ação do veneno varia de pessoa para pessoa, mas a vítima pode morrer duas horas depois de picada.

As picas do escorpião centruroides sculpturatus tipicamente têm início de sintomas imediatamente e atingem seu pico em 5 horas, em crianças pode ocorrer evolução para estágio IV em 30 minutos. Em geral, os casos de envenenamento por escorpião, embora mais comuns em adultos têm pior evolução em crianças.

O veneno dos escorpiões é neurotóxico. Sua ação é muito rápida e forte. A dor é intensa se irradiando por todo o corpo da vítima. Agindo especialmente sobre o sistema nervoso, pode causar a morte por asfixia, pois os comandos que controlam a respiração ficam bloqueados.

O primeiro passo é lavar a picada com água e sabão e não espremer ou aplicar produtos na região. Em seguida, é indispensável entrar em contato com uma equipe de emergência para receber atendimento médico e, caso necessário, aplicação de soro contra o veneno do escorpião.

O uso de calor local (morno e não quente) às vezes pode auxiliar no manejo da dor".

Tomar analgésicos pela veia, como dipirona ou meperidina, que também podem ser injetados no local da picada como bupivacaína de 1 em 1 hora.

Sintomas. Dor intensa, sensação de ardência ou agulhadas, inflamação no local são os sintomas mais comuns de picadas de escorpião, mas há casos em que a dor é discreta. Quadros moderados podem acarretar náusea, vômito, aumento da frequência cardíaca, sudorese, enjoos, dificuldade para respirar e queda de pressão.

A dor da picada de escorpião é intensa, porém normalmente não leva a óbito. Os pacientes que costumam evoluir para quadros mais graves são as crianças, que devem ter atenção redobrada nesse período.

Os venenos entram no corpo por meio de contato com a pele, mucosa, pela respiração e ingestão. Sintomas: Intoxicação aguda: náuseas, tonturas, vômitos, desorientação, dificuldade respiratória, sudorese e salivação excessiva, diarréia, chegando até coma e morte.

O efeito da picada pode levar à morte. O incidente pode ser leve, moderado ou grave e a análise dos sintomas deverá ser feita no Hospital, o único lugar que possui soro antiescorpiônico, utilizado para combater o veneno do escorpião,” informou.

O que fazer em caso de picada de escorpião?

  1. Não utilizar garrotes ou torniquetes;
  2. Não fazer incisões no local da picada;
  3. Não aplicar querosene, amoníaco, e outras substâncias no local da picada;
  4. Não administrar bebidas alcoólicas;
  5. Manter o paciente em repouso, evitando caminhar;
  6. Manter o paciente hidratado.

Não ingerir bebida alcoólica, álcool, querosene, gasolina ou fumo no intuito de parar a dor, pois além de não agir contra o veneno, ainda poderá causar complicações no quadro clínico; Não colocar gelo ou água fria no local da picada, pois acentua a dor.

Os escorpiões inoculam o veneno pelo ferrão ou telson, localizado no último segmento da cauda. São animais carnívoros, alimentam-se principalmente de insetos, como baratas e grilos.