Quanto tempo dura o tratamento de transtorno de ansiedade?

Perguntado por: dcastro . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.7 / 5 12 votos

A terapia pode durar uma consulta, uma quinzena, um mês, um semestre, um ano ou até mais tempo, dependendo da patologia e do transtorno que estiver sendo tratado. Depende, também, de como o paciente se sente ao longo do tratamento.

Por QUANTO TEMPO DURA O TRATAMENTO com ANTIDEPRESSIVOS? O Tratamento da ANSIEDADE GENERALIZADA com Antidepressivos dura no MÍNIMO 1 ANO.

Portanto, a ansiedade passa a ser reconhecida como patológica quando é exagerada, desproporcional em relação ao estímulo, desencadeando sofrimento emocional e comprometendo negativamente a qualidade de vida e o desempenho diário da pessoa.

Entre os gatilhos que podem resultar em uma crise de ansiedade, por exemplo, estão: pressão demasiada no trabalho, situações que remetem aos traumas passados, consumo excessivo de informações e até mesmo estar em locais com muitas pessoas.

Érika Mendonça de Morais, o transtorno de ansiedade ainda não pode ser curado, mas o tratamento pode eliminar os sintomas e deixar o paciente em remissão. Ainda que a ansiedade afete ambos os sexos, o transtorno é mais comum em mulheres na vida a adulta, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Quem sofre com transtornos de ansiedade geralmente se vê tomado por pensamentos negativos que invadem a mente sem aviso. "Pessoas com transtornos de ansiedade são pessimistas. Elas acreditam que algo ruim está prestes a acontecer, mesmo que não haja nenhuma evidência que aponte para isso.

Transtorno de ansiedade generalizada (TAG)
Os principais sintomas são o nervosismo e a preocupação exagerada. De modo geral, a pessoa passa muito tempo tensa, ansiosa e preocupada, tentando antecipar situações, o que prejudica sua rotina e seu relacionamento social, com familiares e no trabalho.

O tratamento da ansiedade é colaborativo
Como você viu, para tratar a ansiedade, geralmente o psiquiatra e o psicólogo trabalham juntos a fim de garantir uma melhor qualidade de vida ao paciente, pois o objetivo principal é fazer com que a pessoa consiga superar a situação e lidar sozinha com a ansiedade.

Se não for tratada, ansiedade pode atrapalhar desempenho no trabalho. “Os transtornos ansiosos são condições crônicas. Se não forem tratados, a tendência é que se agravem com o passar do tempo.

Irritabilidade e mudanças de humor; Problemas gastrointestinais; Palpitações e desmaios.

Qual a diferença entre ansiedade e transtorno de ansiedade? A diferença entre ansiedade e transtorno de ansiedade é feita por meio de uma avaliação com um profissional de saúde mental. Mas, no geral, é um transtorno, que pode gerar danos na qualidade da vida profissional, social e afetiva da pessoa.

O que causa a ansiedade
A origem dos transtornos de ansiedade varia bastante de indivíduo para indivíduo. Eles podem, por exemplo, aparecer por desequilíbrios químicos do cérebro, pela falta de suporte familiar ou por traumas — principalmente na infância. Ou por uma mistura de fatores.

O que causa ansiedade, de modo geral, são momentos de grande estresse ou situações traumáticas. Contudo, as crises também podem acontecer quando a pessoa está calma e não passou por nenhum evento. Elas são reações extremas, em que o indivíduo se sente alarmado, como se algo muito ruim fosse acontecer.