Quanto tempo dura o feijão cru no freezer?

Perguntado por: igeraldes9 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.2 / 5 15 votos

O feijão cru conserva sua qualidade por tempo indeterminado.

Alimento pode ser armazenado por até seis meses no congelador. Descongelamento na temperatura ambiente. Com a queda do preço do feijão, o alimento não está mais causando “má digestão” nas casas.

Você adora um feijãozinho no almoço ou no jantar, mas acha que dá muito trabalho cozinhá-lo todo dia? Pois nem precisa. O feijão congela muito bem, obrigada. E fica fresquinho com um refogado novo.

Se você for guardar o feijão no congelador ou no freezer, lembre-se de fervê-lo, pelo menos 1 vez a cada 2 dias. Isso permite que sejam mantidas as propriedades naturais do feijão, evitando também que ele fique azedo.

O feijão dura até três dias na geladeira. O que for consumir depois disso, congele. O que for consumir nos dias seguintes de cozinhar pode ficar na geladeira.

Preste atenção ao cheiro, cor e textura do feijão
Na verdade, qualquer alteração na cor, no odor ou na textura dos alimentos são as primeiras características que denunciam que a comida está estragada. No caso do feijão preto, por exemplo, um dos indicadores é a cor acinzentada do caldo.

Mantenha na geladeira ou, se não for por muitas horas, pode ficar em temperatura ambiente. Para quem tem mais pressa, a melhor forma de descongelar o feijão é colocando-o direto na panela com um pouco de água. Como está pronto só vai precisar aquecer bem.

Modo de preparo
Toda vez que descongelar a porção de feijão, tempere com sal a gosto e uma porção do óleo com alho. Depois, basta ferver o feijão já temperado com a mistura e água. Se preferir, acrescente a folha de louro no preparo.

dois meses

Dica: se você está sem tempo e quer congelar o feijão já temperado e refogado, tudo bem! Mas saiba que, sem tempero, ele dura em média até dois meses congelado. Com tempero, dura cerca de uma semana congelado.

Odor: O cheiro é um dos indicadores mais óbvios de que o feijão azedou. Se ao abrir a panela ou o recipiente onde o feijão está armazenado, você perceber um odor desagradável, azedo ou amargo, é um sinal claro de que algo está errado.

Ele alerta ainda que, quando deixado de molho, o feijão que não está bom para consumo costuma flutuar, já que “o inseto acaba consumindo a matéria do feijão e o deixa mais aerado”. Desta forma, a atitude a se ter é simples: selecione o feijão antes do consumo e fique atento, se algum flutuar, pode descartar.

Guardar o feijão temperado no congelar é um grande adianto para os dias corridos. Por isso, se você quiser congelá-lo já refogado, não tem problema, mas o melhor é deixar para adicionar sal e pimenta-do-reino apenas na hora de esquentar na panela.

O ideal é deixar o feijão e as demais leguminosas pelo menos 12 horas na água. Esse tempo pode se estender até 48h, mas, caso você deixe por um período maior, é importante lembrar de trocar a água com uma certa frequência.

Considere a quantidade consumida
Se você considerar a quantidade de ferro de 100g de feijão cru (8g) vai ver que tem mais que o dobro da quantidade de 100g de carne (3g). Mas 100g de feijão cru, rende pelo menos 400g de feijão cozido.